é um termo da biologia e da genética para se referir a um grupo de descendentes com um ancestral comum que compartilham semelhanças morfológicas ou fisiológicas.1 Quando uma espécie sofre mutações significativas ou conforme novas gerações se adaptam a novas condições ambientais, os descendentes pode ter formado uma nova estirpe. Por exemplo, o H1N1 é uma estirpe do vírus da gripe que ficou famosa por causar sintomas mais fortes.

Respostas

2014-04-26T16:27:21-03:00
Conceituada usualmente como o tronco de videira, de onde partem os ramos que contêm os frutos (uvas), também pode simbolizar a parte de uma planta da qual se cortou o caule e permanece viva no solo.
Há, entretanto, uma variação do conceito no âmbito filosófico, mais especificamente em relação à Doutrina dos Espíritos.
cepa, assim, tem uma ligação direta com o trabalho de parceria entre os Espíritos que ditaram as obras a Allan Kardec, nestes termos:
"Porás no cabeçalho do livro a cepa que te desenhamos (1), porque é o emblema do trabalho do Criador. Aí se acham reunidos todos os princípios materiais que melhor
podem representar o corpo e o espírito. O corpo é a cepa; o espírito é o licor; a alma ou espírito ligado à matéria é o bago. O homem quintessencia o espírito pelo trabalho e tu sabes que só mediante o trabalho do corpo o Espírito adquire conhecimentos". (KARDEC, Allan. O livro dos espíritos. Prolegômenos.)

Por extensão, corpo, espírito e alma mantêm, entre si, na analogia dita pelos Espíritos a Kardec, uma relação íntima e indissociável.

Existe, ainda, um movimento de idéias, pessoas e instituições que adota "cepa" como sigla, a Confederação Espírita Pan-Americana, instituição criada em 1946, e que congrega pessoas físicas e jurídicas nas américas e em alguns países do continente europeu. Este movimento caracteriza-se pelo livre-pensar e admite discutir toda e qualquer questão correlata ao Espiritismo, não admitindo exceções ou "cláusulas pétreas", evitando dogmatizar o pensamento e o movimento espíritas.
A melhor resposta!
2014-04-26T16:35:03-03:00
Cepas são uma raça de uma especie sobre tudo, os microrganismos.
Ja  as  baterias  são o microrganismos unicelular
..
1 5 1