Os conhecimentos escolares necessários a uma educação de qualidade devem possibilitar ao educando (a) tanto bom desempenho no mundo imediato como análise e a transcendência das tradições culturais do (a) aluno (a). Cabe destacar, no entanto, que de?nições de relevância que restringem as pessoas às suas origens são equivocadas. Relevância precisa ser de?nida em termos do potencial que certos conhecimentos e processos educacionais possuem de tornar as pessoas capazes de compreender o papel que devem desempenhar na mudança de seus ambientes e no desenvolvimento de seus países (MOREIRA, 2003, p.20).

Considerando a citação de Moreira e os estudos desenvolvidos, avalie as afirmações a seguir:

I - É preciso considerar as especificidades da demanda da EJA no que diz respeito às habilidades da mesma, para que essas sejam propulsoras de maior sociabilidade no grupo.

II - Cada sujeito possui potencialidades que necessitam ser valorizadas pela escola e pelos professores, as quais podem servir também de motivação para a permanência na EJA.

III - Propõem-se atividades diversificadas, respeitando-se o tempo, as práticas sociais, bem como os esforços na efetivação do trabalho escolar, isso implica em reconhecer a função de cada um para o processo de mudança da realidade.

IV - A seleção de conteúdos que contemplem temas de relevância para jovens e adultos, não implicam na sua formação geral, haja vista que já se inserem em um contexto social que possibilita esses conhecimentos.

É correto apenas o que se afirma em:

ALTERNATIVAS I, II e III. I, II e IV. I, III e IV. I, II, III e IV. III e IV.

1

Respostas

2014-04-26T18:30:58-03:00
Aparentemente a afirmativa IV está errada, pois a abordagem de temas voltados aos jovens e adultos são sim importantes à sua formação, entretanto, não de forma restringida. Logo, eu marcaria a opção que contém os itens I, II e III.

Bons estudos :)