Respostas

A melhor resposta!
2014-04-26T18:59:27-03:00
As enzimas servem para catalisar (acelerar) uma reação.
As enzimas são altamente específicas, o que significa que cada uma age como catalisadora biológica de apenas uma reação ( isso ocorre porque a enzima possui um centro ativo que combina com um substrato). Essas reações funcionam como chave e fechadura (como mandei na imagem), ou seja , ela reage com o substrato de maneira especifica, criando um composto intermediário que se decompõe facilmente, originando os produtos.
Um exemplo, é um doce ... ele demora pra se decompor em cima de uma mesa, mas quando ingerimos esse doce ... em poucos segundos as enzimas reagem com as moléculas de açúcar criando estruturas que reagem facilmente, acelerando a reação. Além disso, as enzimas não são regeneradas, ou seja, não são consumidas na reação como ocorre com todos os catalisadores.  
2 5 2
2014-04-26T19:01:09-03:00
As enzimas aceleram a velocidade de uma reação por dimiuir a energia livre de ativação da mesma, sem alterar a termodinamica da reação ou seja:a energia dos reagentes  e produtos da reação enzimatica  e de sua  equivalente nao enzimatica sao identicas.para se superar o estado de ativação de uma reação, passa-se pelo estado de transição, sempre um composto de alta energia, representado por Ts.sao os 4 principais mecanismos  dos quais as enzimas aceleram uma reação:
catálise acido-base: ocorre particiáção de aminoacidos.
torção de sbstrato:depende da torção do substrato.
catálise covalente: que resulta no ataque nuleofilico de um radical.
efeito de diminuição da entropia: as enzimas ajudam na posição  e na definição da estequiometria  correta da reação.
UFAAA se e loco auahuhhe'
1 5 1
ahuehueueuhueu essa questao valia mais hein pq*