Respostas

A melhor resposta!
2014-04-26T19:48:10-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

×
As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
O Brasil foi o único país da América a se tornar independente através da monarquia. O México teve um breve momento monárquico, mas o Brasil foi o único país com uma monarquia duradoura e, relativamente, tranquila.

O fato do país ter se tornado uma monarquia está, intimamente, ligada à vinda da família real portuguesa e a corte, com milhares de funcionários públicos, nobre, intelectuais, inclusive com uma das maiores bibliotecas do mundo (que acabou se tornando a Biblioteca Nacional).

As mudanças causadas pela abertura dos portos, o fato do Brasil ter deixado de ser colônia e alçado à categoria de reino, sendo a sede do governo do império português influenciou decisivamente para a independência através da monarquia.

Frente às grandes dificuldades em Portugal, muitas das pessoas que vieram para o Brasil decidiram não voltar para a Europa, inclusive o príncipe Dom Pedro, que se tornou o primeiro imperador. Teria sido muito difícil fazer o Brasil voltar à condição de colônia após as  transformações resultantes da transferência da sede do império português para o Rio de Janeiro.

Foi esse evento que contribuiu para que o território brasileiro não fosse dividido em inúmeros países, de modo semelhante ao que ocorreu com a América Espanhola.

Bons estudos!
3 5 3
hum... ótima explicação. Esclareci tal dúvida. Muito obrigado mesmo :)
Por nada. Bom aprendizado! ^^