O professor que quer superar o problema da avaliação precisa, a partir de uma autocrítica: abrir mão do uso autoritário da avaliação que o sistema lhe faculta, lhe autoriza; rever a metodologia do trabalho em sala de aula; redimensionar o uso da avaliação (tanto do ponto de vista da forma como do conteúdo); alterar a postura diante dos resultados da avaliação; criar uma nova mentalidade junto aos alunos, aos colegas educadores e aos pais (VASCONCELOS, 1994, p. 54).
Considerando a citação de Vasconcelos sobre avaliação e as explicações dadas, analise as afirmações a seguir:
I - O sistema avaliativo, de caráter excludente, é uma prática que vem se consolidando ao longo do tempo, precisamos considerar que os alunos jovens e adultos necessitam de práticas avaliativas com critérios definidos.
II - É preciso re?etir sobre as práticas avaliativas a partir de um olhar crítico, superando seu caráter excludente, seletivo, bem como, pensar nas metas a que se pretende chegar, que tenham como fim, um novo posicionamento em relação aos tempos e culturas dos educandos.
III - A avaliação implica um trabalho mais individualizado de cada professor da escola e possibilita a indicação de caminhos mais comuns a serem seguidos para a ação pedagógica.
IV - A prática avaliativa deve trabalhar na superação do autoritarismo que permeia esse processo na escola. É preciso estabelecer uma avaliação que leve a uma perspectiva possível para o desenvolvimento do pensamento crítico do educando.
É correto apenas o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I, II e III.
I, II e IV.
I, III e IV.
I, II e IV.
III e IV.

2

Respostas

2014-04-26T19:53:29-03:00
Na minha opinião as corretas seriam as respostas : I, II e IV
A melhor resposta!
2014-04-26T20:43:50-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
A opção a ser escolhida é  " I, II e IV ".

I - O sistema avaliativo, de caráter excludente, é uma prática que vem se consolidando ao longo do tempo, precisamos considerar que os alunos jovens e adultos necessitam de práticas avaliativas com critérios definidos. [Alternativa correta.]

II - É preciso refletir sobre as práticas avaliativas a partir de um olhar crítico, superando seu caráter excludente, seletivo, bem como, pensar nas metas a que se pretende chegar, que tenham como fim, um novo posicionamento em relação aos tempos e culturas dos educandos. 
[Alternativa correta.]

III - A avaliação implica um trabalho mais individualizado de cada professor da escola e possibilita a indicação de caminhos mais comuns a serem seguidos para a ação pedagógica.
[Alternativa errada.]

IV - A prática avaliativa deve trabalhar na superação do autoritarismo que permeia esse processo na escola. É preciso estabelecer uma avaliação que leve a uma perspectiva possível para o desenvolvimento do pensamento crítico do educando
. [Alternativa correta.]

Bons estudos!
3 5 3