RESOLVA COM A FÓRMULA DE BHÁSKARA SÓ FAZER O Δ

1. Todas equações seguintes estão escritos na forma reduzida ax² + bx+c=0

x² -3x -4=0 x² +8x+16=0

X² - 7x +15=0 12x² -x -1=0

5x² +4x -1=0 9x² - 6x+1=0

CALCULANDO O VALOR DO DISCRIMINANTE Δ EM CADA UMA DELAS, RESPONDA:

A) Quantas e quais dessas equações tem raízes reais e distintas?

B)Quais dessas equações têm uma única raiz real?

2

Respostas

2014-04-26T23:15:40-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.




a)x² -3x -4=0  ==> Δ=(-3)²-4.1(-4) = 9+16 ==> Δ=25   raízes distintas

b)x² +8x+16=0 ==> Δ=8² -4.1.16 = 64-64 ==> Δ=0   raízes iguais

c)X² - 7x +15=0 ==>  Δ=(-7)²-4.1.15 = 49-60 ==> Δ= - 11  raízes imaginárias                            
d)12x² -x -1=0  ==> Δ=(-1)²-4.12.(-1) = 1+48 ==> Δ=49   raízes distintas

e)5x² +4x -1=0  ==> Δ=4²-4.5.(-1) = 16+120==> Δ=36   raízes distintas                                 
f) 9x² - 6x+1=0  ==> Δ=(-6)²-4.9.1 = 36-36 ==> Δ=0   raízes iguais


A) Quantas e quais dessas equações tem raízes reais e distintas? a,d,e

B)Quais dessas equações têm uma única raiz real?  b,f
1 4 1
A melhor resposta!
2014-04-26T23:41:04-03:00
Veja anexo. Havendo dúvidas, pergunte.
1 5 1