Respostas

2014-04-27T15:26:52-03:00
Economia planificada é aquela onde o Estado planeja em que irá investir, o que produzir e como negociar. Ela era adotada pelos antigos países socialistas (URSS e Europa do leste) antes da queda do Muro de Berlim, em 1989.

Todos os meios de produção eram estatizados. em consequência disso o estado passava a ser o proprietario de todas as empresas importantes: Bancos, Indústrias. meios de transporte... E através de planos econômicos decidiam como, quando, onde seriam vendidos os produtos .
O elemento principal dessa economia eram os planos, (quinquenais) na economia planificada não havia mercado de capitais (bolsa de valores, compra e venda de ações). Não existia mercado de trabalho (oferta e procura de empregos) o plano levava em conta o numero de trabalhadores e o aumento de empregos. Quando o trabalhador fica sem emprego ele recebia o pleno emprego que era um pagamento enquanto ele não conseguia um emprego. Mesmo com tantos aspectos positivos como o pleno emprego/possibilidade de investir em setores não lucrativos, as economias planificadas entraram em uma grande crise.
1 4 1