Silepse( concordância ideológica )
qual seu significado geral sem acrescentar silepse de gênero, numero e pessoa????

1
O que ocorre com a silepse? A concordância não ocorre através de regras gramaticais, mas sim pela ideia, daí dizer que é uma concordância ideológica ou figurada. Observe, Lu: A "turma" (singular) veio aqui em casa e "deixaram" (verbo no plural que transgride a gramática pela silepse, uma vez que deveria permanecer no singular) a maior bagunça.
Ou... O casal "resolveram" não pagar a conta, pois "questionaram" o valor. (os verbos resolver e questionar foram colocados no plural contrariando a regra da gramática, que diz: se o sujeito é singular (casal), o verbo permanece no singular (resolveu e questionou). Embora casal signifique uma dupla, seu plural é casais.
Pra terminar, a silepse é quase um erro gramatical porque distorce a regra gramatical, mas não retira o sentido da frase por causa que comunica uma ideia por isso a chamamos de concordância ideológica.
obrigada voce me ajudou mesmo pesquisei em varios sites e nao achei um significado plausível a pergunta muito obrigado Priscilanunes1
De nada! Elogie sua professora. É mais difícil. Mas é melhor desafiar o aluno a entender um processo do que a decorar uma definição. Pode contar comigo! Aqui me chamam de aluna, mas na vida real sou fessora há 10 anos. Bjussss!

Respostas

2014-04-27T20:02:44-03:00
Silepse é uma figura de linguagem em que se concorda com o objeto ou com a ideia...

Simples assim;)
1 1 1