O Ministério da Saúde recomenda a classificação de Spaulding para objetos inanimados, conforme o risco potencial de transmissão de infecção que apresentam. Aqueles objetos que entram em contato apenas com mucosa íntegra, devem ser submetidos ao processo de esterilização. Baseado na classificação de Spaulding, esses objetos são:Alternativas1 - Artigos críticos2 - Artigos semi-críticos3 - Artigos não críticos4 - Artigos expostos5 - Artigos descartáveis.“Trata-se de método realizado através do vapor de água saturado sob pressão, sendo que o processo ocorre à temperatura de 121º C por período de 15 a 30 minutos, apresentando uma ótima penetração do vapor, distribuído por todas as superfícies do instrumento, apresentando um tempo de ciclo curta duração e podendo eliminar microrganismos de líquidos que contenham água”. Qual é o método de controle de organismos descrito acima? Esterilização em autoclave Esterilização em estufa Esterilização / desinfecção por método químico Esterilização por assepsia Desinfecção terminalO uso do calor seco, por não ser penetrante como o calor úmido, requer o uso de temperaturas muito elevadas e tempo de exposição muito prolongado, por isso este método de esterilização só deve ser utilizado quando o contato com vapor é inadequado. Quais matérias NÃO são passíveis de esterilização em calor seco? Escolha a alternativa correta.III. Materiais ou instrumentais metálicos
IV. Equipamentos de vidro.
V. Óleos, gorduras, ceras e pós
VI. Algodão, compressas de gaze
I, II, III I, III, IV II, III, IV Somente II, IV Somente III, IVCom base nas finalidades do uso de equipamentos de proteção individual (EPI), e as medidas de precaução universais, assinale a alternativa INCORRETA: Impedir que microrganismos provenientes de pacientes contaminem os profissionais de saúde e sua equipe. Os EPI incluem luvas próprias para cada procedimento, avental impermeável, gorro, máscara e óculos de proteção. Os equipamentos de proteção individual (EPI) utilizados pelo profissional de saúde impedem que ocorra a contaminação através de sangue, fluidos orgânicos, secreções e excreções. As medidas de precaução universais ou medidas padrão representam conjunto de medidas de controle de infecção. As medidas de precaução universais deverão ser adotadas universalmente, como forma eficaz de aumento do risco ocupacional e de transmissão de microrganismos nos serviços de saúde.Questão 5Os desinfetantes são classificados de acordo com a eficácia em 3 grupos principais:
I. alto nível;
II. nível intermediário;
III. baixo nível.
( ) não agem em vírus da hepatite, poliomielite, esporos e M. tuberculosis.
( ) fazem esterilização. Agem contra fungos, bactérias em forma vegetativa (Gram-positivas e negativas), esporos bacterianos e vírus;
( ) capazes de destruir todas as formas de microrganismos, exceto esporos;
I, II, III I, III, II II, I, III III, I, II III, II, IPESSOAL ME AJUDEM QUEM RESPODEU TUDO

1
2 - Artigos semi-críticos
1 - Esterilização em autoclave
4 - Somente II, IV
5 - As medidas de precaução universais deverão ser adotadas universalmente, como forma eficaz de aumento do risco ocupacional e de transmissão de microrganismos nos serviços de saúde.
4 - III, I, II

Respostas

2014-04-28T22:34:17-03:00
Questão 1: Artigos semi-críticos;
Questão 2: Esterilização em autoclave;
-> Questão 3: 1 - I, II, III
Questão 4: 
5 -  As medidas de precaução universais deverão ser adotadas universalmente, como forma eficaz de aumento do risco ocupacional e de transmissão de microrganismos nos serviços de saúde.
Questão 5: 
4 - III, I, II