Respostas

A melhor resposta!
2014-04-28T15:21:27-03:00
Pitágoras foi um filósofo, místico, líder religioso e matemático nascido na ilha de Samos em 560 a.C. e falecido em 480a.C. Basicamente é reconhecido como um matemático e geômetra, especialmente por ser a ele atribuído um dos mais clássicos teoremas da geometria, e como tal tem considerado o primeiro matemático puro. Pitágoras talvez seja o único a conciliar duas imagens distintas e, para muitos, opostas, a qualidade de cultor das ciências exatas - matemática, geometria - física dos sons - e de místico-religioso. 

No tocante à sua vida, o que se sabe com relativa certeza é haver sido filho de um comerciante de nome Mnesarcho que veio de Pneu trazendo para a ilha de Samos o milho, graças ao que lhe foi concedido à cidadania local. Sua mãe se chamava Pythais, uma nativa da cidade de Samos. Como comerciante Mnesarcho viajava muito e em tais viagens, muitas vezes, se fazia acompanhar por seu filho. Assim se sabe com relativa certeza que Pitágoras viveu seus anos de infância em Samos, mas várias vezes ele viajou com o seu pai para lugares distantes onde pode desde muito cedo receber ensinamentos de mestres de diversos lugares, tais como caldeus e sírios que detinham grandes conhecimentos de matemática e geometria. 

Segundo algumas fontes ele teve dois irmãos e segundo outras foram três. O que se pode afirmar é que ele teve uma educação bem aprimorada, para tanto é bastante que se leve em consideração que ainda criança já tocava lira com perfeição, assim como recitava com primor as poesias de Homero/. ... " 
1 5 1
2014-04-28T15:22:48-03:00
Protágoras foi um filósofo ateniense que fazia parte do grupo dos sofistas, "homens sábios" que ensinavam retórica e eram céticos. Protágoras afirmou que "o homem é a medida de todas as coisas", dando início à ênfase antropológica.