Respostas

2013-02-25T16:14:03-03:00

puts.. acredito que a maioria das modinhas são em linguagem não padrão. Uma que me lembrei aki agora é: latino - festa no apê, mas tem muitas outras, a maioria dos funcks usa gírias, em uma linguagem não padrão.

A melhor resposta!
2013-02-25T20:05:03-03:00

Use essa e impressionará sua professora porque não é uma escolha óbvia e tem um quê de valorização da cultura popular brasileira.

Cuitelinho é um nome para beija-flor. Esse poema-música usa uma variação linguística do interior de Minas e Goiás. Ela utiliza a oralidade para caracterizar a fala do homem do campo criando uma atmosfera romântica atribuida ao universo rural. E ao contrário de muitas músicas que usam o falar caipira de forma caricata, e por que não dizer, preconceituosa, essa linda música nos remete à simplicidade, doçura, ingenuidade, atribuindo um carater bucólico e romântico ao caipira. Além disso, a presença da oralidade é fundamental uma vez que se fosse utilizada a variação padrão da língua portuguesa, todo o ritmo da música seria desfeito.

 

Cuitelinho

 

Renato Teixeira

 

Cheguei na beira do porto
Onde as onda se espaia
As garça dá meia volta
E senta na beira da praia
E o cuitelinho não gosta
Que o botão de rosa caia,ai,ai

Ai quando eu vim
da minha terra
Despedi da parentália
Eu entrei no Mato Grosso
Dei em terras paraguaias
Lá tinha revolução
Enfrentei fortes batáia,ai, ai

A tua saudade corta
Como aço de naváia
O coração fica aflito
Bate uma, a outra faia
E os óio se enche d´água
Que até a vista se atrapáia, ai...

3 4 3