Respostas

2014-04-28T22:56:29-03:00
Parônimas são palavras de significação diferente, mas de forma parecida, semelhante. Alguns exemplos: adaga (arma branca), adarga( escudo); comprimento (extensão), cumprimento (execução, saudação); eminente (alto, excelente), iminente (ameaçante)...
Já as 
Homônimas são palavras iguais na forma e diferentes na significação. Como, porém, a forma pode relacionar-se já ao ouvido, já á vista, temos duas espécies de palavras homônimas: homônimas homófonas e homônimas homógrafas: a) Homônimas HOMÓFONAS (gr. phonê = som) são as que têm som igual e significação diferente: acento (icto da voz), assento (banco); bucho (estômago), buxo (planta); cédula (bilhete), sédula (cuidadosa); russo ( da Rússia), ruço (pardacento); senáculo (lugar de sessões), cenáculo (lugar de ceia); sisa (imposto de transmissão), cisa (corte); testo (tampa de barro), texto (tratado) — b) Homônimas HOMÓGRAFAS (gr. grápho = escrever) são palavras que têm escrita (forma gráfica) igual e significação diferente, notando-se que as vogais podem ter som diferente, bem como pode ser diferente o acento da palavra; o que importa é que se escrevam com as mesmas letras e tenham significação diferente: leste (do v. ler), leste (oriente); sede (vontade de beber água), sede ( residência), cara (rosto), cará ( planta), pego (macho da pega), pego ( do v. pegar; abismo). 
Duas ou mais palavras podem ao mesmo tempo ser homônimas homógrafas e homônimas homófonas: mole ( colosso), mole ( brando); amo (patrão), amo ( do v. amar), atestar (= provar), atestar ( = abarrotar); vimos ( do v. ver), vimos (do v. vir).
A melhor resposta!
2014-04-28T23:32:53-03:00
Parônimas - Palavras que possuem significado diferente, mas que se parecem na grafia e na pronúncia... 
Ex; Inflação ( alta dos preços ) infração (violação)

Homônimas- Palavras que se pronunciam da mesma forma, mas tem significados diferentes... 
Ex.; Acender (colocar fogo) ascender (subi

Simples assim ;)
1 5 1