Respostas

2014-04-29T13:10:05-03:00
Encontro vocálico é o encontro de duas ou mais vogais, podemos classifica-los em ditongo, tritongo e e hiato.

Ditongo: São duas vogais que não se separam numa palavra:
Ex: Sé-rie, Ou-vir
Tritongo: É o encontro de 3 vogais numa mesma sílaba.
Ex: Pa-ra-guai, Sa-guão
Hiato: São vogais que se separam uma da outra.
Ex: me-mó-ri-a, Sa-í-da
DEFINIÇÃO: um encontro vocálico acontece quando há duas letras com sons vocálicos juntas em uma mesma palavra. Sendo assim, mesmo que a letra em questão seja uma consoante, se ela assumir um som de vogal na palavra, ela pode constituir um encontro vocálico, como é o caso das letras “ol” na palavra “farol”.
Portanto, quando há uma sequência de sons vocálicos, sejam eles na mesma sílaba ou em sílabas separadas, caracterizamos um encontro vocálico. Existem três tipos de encontros vocálicos:
2014-04-29T13:10:22-03:00
Quando vogais e semi vogais aparecem juntas em determinadas palavras, isto é chamado de encontros vocálicos. Ditongo é o encontro de uma vogal e uma semivogal (e vice-versa), em uma mesma sílaba. O ditongo decrescente é o encontro sequencial de uma vogal com uma semivogal, o ditongo crescente da semivogal com a vogal. Exemplos: História → his-tó-ria ia, semivogal (i) com vogal (a). Vaidade → vai-da-de ai, vogal (a) com semivogal (i). Tritongo é o encontro de uma vogal permeada por duas semivogais numa mesma sílaba. Exemplos: Iguais → i-guais uai, uma semivogal (u), seguido de vogal (a), seguido de uma semivogal (i). Hiato é o encontro de duas vogais em sílabas diferentes. Exemplos: Ruído → ru-í-do u e i, duas vogais em sílabas diferentes.
2 5 2