Respostas

2014-04-29T17:40:27-03:00
Simples: le no livro. Único jeito, ter duvida e algo, agora estudar por aqui não da jovem.
hamm nao me ajudou
esperava uma resposta mais útil
A melhor resposta!
2014-04-29T18:00:23-03:00
Tipos de Substantivo, e principalmente os concretos e abstratos, que são aqueles que causam mais confusão em qualquer aluno. 

Vamos aos substantivos? Sigam-me ! 

Comum- fácil de identificar, pois trata-se do nome de animais, objetos ou "coisas" em geral. Exemplos: faca, relógio, flor, mesa, computador, entre outros. 

Próprio- só podemos relacioná-lo a nomes de pessoas, pontos geográficos e nomes de planetas. Exemplos: Elaine, Ítalo, Márcio, Rogério,. Clóvis, Brasil, Itália, Pernambuco, Marte, Vênus, entre outros. 

Simples- apenas o use se aquilo a que você está se referindo não tiver qualquer tipo de composição. É o caso de: porta, janela, arma, parede, flor e faca, entre outros. 

Composto- ao contrário do Simples, sua formação é composta por mais de um nome. Exemplos: passatempo, guarda-chuva, beija-flor, entre outros. 

Primitivo- dele sempre sairá algum outro substantivo derivado. Podemos Ter como exemplos: leite, carta, açougue, relógio e etc. 

Derivado- o contrário do primitivo. Exemplos: leiteiro, carteiro, açougueiro, relojoaria e etc. 

Coletivo- grupos de animais, pessoas, objetos, astros, entre outros. Tomemos como exemplos: enxame (abelhas ou vespas), vara (porcos), rebanho (gado), constelação (estrelas) e etc. 

Concreto e Abstrato 
Deixei para falar sobre estes dois por último, simplesmente pelo fato de que são os que causam as maiores confusões. E como se já não bastasse isso, existem professores de Língua Portuguesa desinformados, que ensinam o assunto a seus alunos de forma errada, desde o primeiro grau. 

Vamos às diferenças? 

Concreto- não é aquele que se pode "pegar", que é o concreto. Concreto é todo substantivo que existe por si só; que não necessita de outro ser para poder existir; não é dependente como o abstrato. Exemplos? 

Carro- ventilador- homem- mulher – 

Ainda não está claro? Então a dica é a seguinte: grave o que é substantivo abstrato, o que não for abstrato será concreto. Certo? 



O SUBSTANTIVO ABSTRATO ENTÃO SERÁ REPRESENTADO PELAS SEGUINTES SITUAÇÕES: 

- Quando o substantivo for sentimento. É o caso de amor, alegria e ódio. 

- Quando o substantivo for uma qualidade. É o caso de beleza, feiúra, bondade e inteligência. 

- Quando o substantivo for uma ação. É o caso de namoro, casamento, beijo e abraço. 

Observação : por mais que queiram, beijo e casamento jamais serão concretos. 
2 5 2