Respostas

2014-04-29T19:25:09-03:00
A exploração do petróleo é um processo realizado em vários países em busca desse recurso natural tão importante e de tanto valor comercial. Essa exploração do combustível fóssil teve início com a descoberta do primeiro poço de petróleo nos Estados Unidos, que aconteceu em 1859.

O petróleo se forma a partir da decomposição de organismos nas camadas sedimentares da Terra. A função de encontrar e explorar o petróleo cabe aos geólogos.

As companhias petrolíferas se dedicam a buscar novas fontes de petróleo. Para isso, contam com plataformas modernas e equipamentos, como medidores de gravidade, magnetômetros de alta sensibilidade e sniffers, ou farejadores.

A exploração começa com a marcação das coordenadas dos locais onde existe petróleo a partir de aparelhos de GPS. Depois é feita uma pesquisa de impacto ambiental e é preciso dar início ao processo de arrendamento e concessão de direito e jurisdição legal para começar a explorar a área.

Quando o petróleo é encontrado na terra, é necessário limpar e nivelar o terreno para então começar a perfurar o local. Ao perfurar o poço principal é preciso utilizar um caminhão-sonda, um equipamento de torre e uma estrutura com válvulas, chamada de árvore de Natal, que atua no controle do fluxo de óleo.

O petróleo pode ser sugado por uma bomba, num processo de sucção, ou injetando vapor sob pressão para ajudar a trazer o óleo para a superfície.

Com as atuais fontes de petróleo encontradas pelo homem, pesquisadores estimam que poderemos ter o recurso por mais 95 anos.