Respostas

2014-04-29T20:01:02-03:00
Freqüentemente nos deparamos com a seguinte indagação: “o que faz o pedagogo”? “qual a função do pedagogo”? na escola pública, dá-se ênfase a três das funções do pedagogo: 
- admistração escolar, supervisão e orientação pedagógica. 
O pedagogo-administrador escolar gerencia e supervisiona o sistema de ensino cabendo a ele elaborar as políticas educacionais dentro de um contexto sócio-político-cultural, visando condições adequadas (materiais e ambientais) para a formação dos alunos. 
O pedagogo supervisor na escola pública é auxiliar do corpo docente, visando aperfeiçoar o desempenho deste na utilização dos recursos didáticos, na metodologia de transmissão do conteúdo, e por fim, propõe o tipo de avaliação que proporcione resultados mais significativos ao desenvolvimento dos educandos. 
A função do pedagogo-orientador é de assistir o aluno e toda a equipe que está envolvida no processo ensino-aprendizagem (professores, familiares e a sociedade), propondo alternativas que visem à redução da evasão escolar e o acesso de todos à escola, tornando-a igualitária e democratica