qual a ligação entre o ilusionismo e a revolução francesa ?

2
gostou mesmo da resposta?se não tiver ficado claro eu explico sem problemas,eu quero ajudar apenas
nao entendi muito pq não achei a ligação entre o Ilusionismo e a revolução francesa ?
é a ideologia,o ILUMINISMO(vem de luz,diferente de Ilusionismo,que vem de ilusão),ele criava uma nova visão sobre a submissão e a tutela em que se vivia entende?criava uma certa indignação,sabe.É mais ou menos isso
agora ficou claro , muito obrigado ;)
disponha,mais dúvidas é só chamar,abraços ;)

Respostas

2014-04-29T20:36:54-03:00
A Revolução Francesa só foi possivel com o Iluminismo. Com a leitura dos textos de Descartes, Voltaire e muitos outros. Antes a população francesa vivia em miséria absoluta explorada pelos monarcas absolutistas. Quando a população passou a tomar conhecimento desses textos passou a ficar com maior conhecimento de sua situação e seus direitos, ou seja ficar mais "iluminada". A revolução industrial ocorreu em paralelo a partir da descoberta da máquina a vapor e seu uso na indústria, inicialmente nas fábricas de tecelagem. Depois vieram outras tecnologias como os trens a vapor e muito tempo depois as primeiras ideias da produção em massa. 

Eu só dei umas pinceladas no assunto, pois o assunto é muito vasto.
1 4 1
A melhor resposta!
2014-04-29T20:43:16-03:00
Primeiramente é Iluminismo não ilusionismo,ilusionismo é mágica!

O Iluminismo foi um movimento que empregava o predomínio da razão sobre a fé.Ver o mundo como ação do homem é diferente de ver ele como vontade de Deus,isto é,o que o homem criou ele mesmo pode destruir,isso foi um dos pressupostos da Revolução Francesa,uma das maiores "manifestações" do Iluminismo na política.
O filósofo alemão Immanuel Kant,o definiu como "a saída do homem do estado de tutela pelo qual ele mesmo era responsável",uma das frases que demonstrava bem isso era:
"O homem(ou a França) será livre apenas quando o último rei for enforcado com as tripas o último padre".Dá pra se dizer que o Iluminismo foi a base ideológica da Revolução Francesa.

Espero ter sido claro,se não fui comente ou mande uma mensagem que eu não exitarei em explicar,bons estudos!!!!!
1 5 1