) "Folga, nego, branco não vem cá;

Se vier, o diabo há de levar.

Samba, nego, branco não vem cá;

Se vier, pau há de levar."

(Cantiga de Quilombo, dança folclórica alagoana).

Sobre a utilização do trabalho do escravo, podemos afirmar que:

a- A submissão dos indígenas foi eficiente, pois eles não ofereciam resistência à dominação, já que eram familiarizados com o meio ambiente.

b- A escravização dos indígenas não foi satisfatória, pela oposição das ordens religiosas, apesar do apoio da legislação oficial à utilização desses indivíduos.

c- A Igreja católica condenava a imposição da escravidão aos africanos e estimulava as fugas, em protesto contra as práticas cruéis.

d- A utilização dos escravos africanos permitia aumentar o lucro gerado pelo tráfico intercontinental, apesar de os africano resistirem à dominação, organizando-se em quilombos.

e- a habilidade dos africanos em atividades como a criação de animais e a agricultura era uma das vantagens oferecidas, apesar de os africanos serem menos resistentes às epidemias.

1

Respostas

2014-04-30T07:45:31-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

×
As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
A alternativa correta é " d- A utilização dos escravos africanos permitia aumentar o lucro gerado pelo tráfico intercontinental, apesar de os africano resistirem à dominação, organizando-se em quilombos. ".

Para complementar essa resposta, sugiro que veja os vídeos " A História do Mundo em Duas Horas " , " HISTÓRIA DO BRASIL: A COLONIZAÇÃO DO BRASIL " e " Brasil: Uma História Inconveniente ", facilmente encontrados no you..tube.

Bons estudos!