Calcule o valor das expressões.
Obs.: Sei as respostas(23/20), mas as contas q estou fazendo não estão dando esta resposta.
(-3/5).(2/3+5/4)
(-3/5).2/3+(-3/5).5/4

2
VE SE ENTENDI são duas questão ?? porém só tem uma resposta
(-3/5).(2/3+5/4) e ouytra (-3/5).2/3+(-3/5).5/4
isto, são duas questões e o resultado das duas é o mesmo(23/20), mas eu não estou conseguindo fazer a conta para chegar neste resultado
ok
OLHA JÁ RESOLVI a primeira e deu - 23/20 (negativo) e sua resposta dando 23/20?? vou terminar tudo e envio a resolução ok
ok, obrigado

Respostas

2014-04-30T09:27:10-03:00
Primeiro tens que resolver o que está entre parênteses.
(-3/5) x (2/3 + 5/4) =
(2/3+ 5/4) = 23/12 = 
(-3/5) x 23/12 = -69/60 = -23/20
A melhor resposta!
2014-04-30T09:47:15-03:00
(-3/5).(2/3+5/4)

       3            2          5
-   ------ x (   -----  +  -----)=
       5            3          4              fazer mmc    3: 4 | 2
                                                                     3; 2 | 2 
                                                                     3; 1 | 3     
                                                                      1 1 /        2.2.3 = 12  
       3           8    +    15
-   ------ x (------------------)   =    
       5                12


       3              23                 69            23
-   ------    x   -------  =     -    ----- =  -   -----
       5              12                 60            20

(-3/5).2/3+(-3/5).5/4


      3          2                      3         5
(-   ----   x  -----)   +    ( -   ----  x   -----) 
      5          3                      5          4


        6                                    15
-    -----                +          ( -  --------)
       15                                   20


        6            15
 -   -------  -   ------
       15            20         mmc  15; 20| 2
                                              15;10| 2
                                              15;  5| 3
                                                5; 5 | 5
                                                 1;1   /    2.2.3.5 = 60

        - 24      -   45             - 69              69                23
      ---------------------  =      ------    =  - -----     =   -   -----
                  60                     60              60                 20




CARO COLEGUINHA  : A RESPOSTA realmente deu    - 23/20   
2 5 2
ok, muito obrigado.
AS DUAS questões deu - 23/20(negativo) sendo que sua RESPOSTA esta 23/20 (positivo) da uma verificada por favor!!! OBRIGADA VOCÊ
vc esta correta, as duas são negativo, foi erro meu, desculpa