Mas na estação onde Ana vivia com os pais e os dois irmãos, ninguém sabia ler, e mesmo naquele fim de mundo não existia calendário nem relógio. Eles guardavam na memória os dias da semana; viam as horas pela posição do sol; calculavam a passagem dos meses pelas fases da lua; e era o cheiro do ar, o aspecto das árvores e a temperatura que lhes diziam das estações do ano” (VERÍSSIMO, 1985, p. 1-2). A passagem acima, nos leva a concluir que: I. Distante da sociedade organizada em torno da indústria, o trabalho desenvolvido por Ana e seus familiares escapava à precisão do controle cronometrado dos relógios.
II. Ana Terra retrata um pedaço do país no qual predominava a pequena propriedade e o trabalho agrícola ainda parcialmente controlado pelos sujeitos do trabalho.
III. O afastamento de Ana e de seus familiares da sociedade industrial os submetia ao atraso das relações sociais marcadas pela cultura camponesa.
IV. A noção de tempo é resultado das condições históricas e sociais aos quais homens e mulheres encontram-se submetidos.
- Sobre os itens acima, podemos concluir que:
Escolha uma:a. Apenas o item IV está errado.b. Os itens I, II e IV estão corretos.c. Apenas os itens II e III estão errados.d. Todos os itens estão corretos.e. Os itens I, III e IV estão corretos

1

Respostas

2014-04-30T13:49:21-03:00
Pelo meu conceito é a questão C
A resposta do questionário foi corrigida pelo professor, e é a resposta e) I III IV.