1- Os conhecimentos sobre nossas origens são definitivos ? Porquê ?
2-Qual ideia defendida pelos criacionistas para o surgimento do universo e das espécies vivas ?
3-Qual a ideia defendida pelos evolucionistas para o surgimento das espécies vivas ?
4-Por que alguns grupos humanos , nossos ancestrais , abandonaram a região em que viviam ?

2

Respostas

2014-04-30T16:15:42-03:00
1- Não, pois não haviam modos de gravar com detalhes a história de nossos antepassados.. Além de ainda estarmos descobrindo informações antigas
2- O Criacionismo defende a ideia de que viemos de Deus
3- Defendem a tese de quê viemos evoluindo com o passar do tempo, adaptando-se ao ambiente para sobreviver
4- Como eram nômades, iam morar onde encontravam alimentos, permanecendo pouco tempo aí. Já com a aparição da agricultura e criação fechada de animais, eles puderam fixar-se num local, já que tinham como sobreviver.
2 4 2
2014-05-01T13:47:56-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

×
As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Prezada,

Vamos às respostas!

1- Os conhecimentos sobre nossas origens são definitivos ? Porquê ?

Não tudo, mas há fortes indícios para concluirmos que a espécie humana, assim como todas as demais resultam do processo evolutivo. Isso é comprovado através de fósseis, testes em laboratório, observações na natureza, pelos estudos da genética, dentre muitos outros meios.


2-Qual ideia defendida pelos criacionistas para o surgimento do universo e das espécies vivas ?

Os criacionistas defendem um conjunto de mitos de que Deus - ou deuses ou seres mitológicos, a depender da religião, do período histórico, e da cultura- criou(aram) o mundo e o homem do jeito que é hoje, sem alterações, pronto e em tempos recentes (para os padrões evolutivos, ou seja, há alguns milhares de anos, no máximo).

Atualmente, inclusive, algumas pessoas que acreditam nos mitos criacionistas propõem que a evolução foi guiada por Deus ou deuses (outros sugerem alienígenas), enfim, já houve centenas ou milhares de mitos quanto ao surgimento da vida, do ser humano, dentre outros aspectos semelhantes.


3-Qual a ideia defendida pelos evolucionistas para o surgimento das espécies vivas ?

Os cientistas chegaram à conclusão de que o processo evolutivo é semelhante ao que ocorre durante o desenvolvimento do ser humano. De uma única célula, o zigoto (formado pela união do espermatozoide e do óvulo), após sucessivas divisões, gera todas as células e diferentes tecidos do recém-nascido, formando o bebê. Ou seja, podemos considera que um ser unicelular se desenvolve até gerar um humano completo ou quase (pois a criança ainda vai se desenvolver).

Se isso é possível em apenas nove meses, imagine o que o mecanismo de seleção natural, isolamento, e a seleção sexual podem fazer ao longo de mais de três bilhões anos da vida nesse planeta, gerando essa biodiversidade tão bonita e incrível que vemos por todas as partes.

Isso resulta de que uma mesma espécie, em locais diferentes (portanto, submetida a condições distintas) pode sofrer mudanças anatômicas bem particulares de cada uma, ao longo de centenas, milhares ou mesmo milhões de gerações, resultando em espécies distintas.

4-Por que alguns grupos humanos , nossos ancestrais , abandonaram a região em que viviam ?


Durante o paleolítico, as pessoas viviam em grupos de dezenas até algumas poucas centenas de indivíduos, dependendo da caça e pesca (geralmente, efetuada pelos homens) e da coleta de produtos vegetais, como frutas e raízes (atividade normalmente, realizada pelas mulheres). Obviamente, com o tempo, o número de animais de uma região diminuía em virtude dos que eram abatidos e dos que fugiam, bem como o número de produtos coletados já não eram mais o mesmo, tornando o local menos produtivo para sustentar a vida desses grupos. Quando isso acontecia, eles mudavam para outras áreas, de modo a, assim, obter mais sucesso com a caça e a coleta. Por isso, eles eram nômades e passaram a migrar para outros continentes.

Para complementar essa explicação, sugiro que veja os vídeos " Richard Dawkins - A Grande Questão " , " A História do Mundo em Duas Horas ", " Doc: Do Macaco ao Homem (Completo e Dublado) ",  "  TED - Suzana Herculano-Houzel - Uma Ideia Surpreendente Sobre o Cérebro Humano  ," e " BBC História da Ciência - Episódio 03 - Como Chegamos Até Aqui?  ", facilmente encontrados no you..tube.

Bons estudos!
1 3 1