por favor amigos me ajudem valendo 10 pontos preciso entregar hoje; pois nao sou muito bom em historia ?

1- Que questoes provocaram controversias em torno da viagem de Cabral ? 2-Quais os prováveis objetivos da expedição de Cabral ? 3-Porque Portugal não iniciou logo a colonização da América ? 4-Para que serviam as feitorias ? 5-A exploração do pau-brasil constituia monopolio do rei.O que significa isto ?

1

Respostas

A melhor resposta!
2013-02-26T14:48:41-03:00

bom vamos lá..

 

1 - Em relação às controvérsias creio que você se refere se ele chegou ao Brasil por acaso ou intencional. Fatos que expressão o acaso seria que os navegadores para seguir a rota das Indias orientais buscavam aproveita as correntes marítimas e isso cada vez mais fazia eles se aproximarem da costa brasileira, e também a curiosidade de cabral em saber o que havia por aqueles lados. O fato a favor da hipótese de que Cabral ja sabia é que o navegador espanhol Vincente Pinzón ja teria encontrado essas terras e contado à coroa.

 

2 - os prováveis objetivos de cabral era conseguir uma nova rota para as Indias orientais pois a passagem pelo mar mediterâneo não era mais possivel. Ha rumores também que Cabral sabia da existência das terras brasileiras pois 2 anos antes um outro navegador (o espanhol Vincente Pinzón) havia encontrado tais terras vindo do norte.

 

3 - Para Portugual o comercio com as Indias ainda era mais valioso, e de primeira vista o Brasil não dipunha de muitos atrativos econômicos, tanto é que Portugual se limitou à extradição do pau Brasil.

 

4 - As feitorias eram terras doadas pela corroa a burgueses para que esses tomassem conta do território. Era uma maneira indireta do governo tomar conta das terras brasileiras.

 

5 - Significa que somente o rei teria o direito a extrair o pau brasil. Mas apesar disso existia contrabandistas de outros paises europeus que roubavam essa madeira.

1 5 1