Alguém pode me ajudar com um resumo da pré-história !!!! Obrigada

2
Espere um pouco apenas,eu preciso elaborar a resposta,sabe como é né,fazer algo bem feito pra você
seiii ok se não for muito incomodo ........
Se não de sono vou passar a noite estudando !!!!
não que isso,eu estou aqui para ajudar ;)

Respostas

A melhor resposta!
2014-04-30T23:11:08-03:00
A Pré-história é o nome que se dá ao período que antecede a invenção da escrita,isto é,vai desde o surgimento do ser humano(Australopitecus) até o surgimento da escrita,por parte dos Sumérios,por volta de 5.000 a.C.
A Pré-história é dividida em três fases as quais atribuímos serem as principais,são elas:

Paleolítico
ou Idade da Pedra Lascada :vai de cerca de 2,5 milhões a.C. até cerca de 10.000 a.C.,os humanos da época viviam como nômades e se sustentavam fundamentalmente da caça e da coleta.-dentro do Paleolítico há mais divisões,mas por questões óbvias não irei citá-los.

Neolítico 
ou Idade da Pedra Polida :vai de cerca de 10.000 a.C. até cerca de 6.000 a C. e marca o início da sedentarização do ser humano,onde ele começa a domesticar os primeiros animais,e também "descobre" a agricultura.É nesse período em que surgem as primeiras cidades(devido ao já citado fato do início da sedentarização do homem,ou seja,ele percebe que pode ficar fixo em um lugar,então começam a se formar cidades,ou vilas).

Idade dos Metais :este período marca o fim da pré-história e também o início da dominação por parte do ser humanos,das técnicas de fundição.Este período vai de cerca de 5.500 a.C. até a invenção da escrita.Dentro deste período há ainda certas divisões referentes aos materiais que foram sendo utilizados,são elas:
Idade do Cobre:primeiro a ser utilizado(junto com o estanho).
Idade do Bronze:da união de cobre e estanho obteve-se o bronze.
Idade do Ferro:o ser humano possuía técnicas mais apuradas para confecção de armamentos e manuseio dos metais(mesmo que ainda de forma um pouco rústica).

Após isso vem a invenção da escrita,e uma nova era na história a qual damos o nome de Idade Antiga.

Espero ter ajudado,qualquer dúvida é só chamar,bons estudos!!!!!!!
1 5 1
Eu goste de ler texto grandes ......
bem,mas as vezes é necessário,fiz o que consegui,espero que tenha gostado,abraços!
Sim gostei sim e muito se não fosse vc tava sozinha nessa luta ......
Muito OBg
disponha :)
2014-05-01T11:46:52-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

×
As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Prezada Tatiana,

A pré-história se caracteriza enquanto o período anterior à escrita, sendo dividida em paleolítico, neolítico, e idade dos metais (nessa ordem: cobre, bronze, e ferro).

Até o início do neolítico, todas as populações humanas nas diferentes partes do mundo eram caçadoras e coletoras. A possibilidade de populações humanas viverem de maneira sedentária, ou seja, vivendo de maneira continuada em um mesmo local, foi resultante da invenção da agricultura e da pecuária na Eurásia, marcando o fim do paleolítico e o início do neolítico.

Algumas diferenças entre as sociedades paleolíticas e neolíticas:

1)  No Paleolítico, as sociedades eram caçadoras-coletoras, enquanto no neolítico eram agricultoras e praticavam a pecuária;

2)  O tamanho dos grupos humanos era bem menor nas sociedades paleolíticas;

3) Nas sociedades neolíticas havia o predomínio de pessoas que não apresentavam intolerância à lactose e ao glúten. No paleolítico boa parte da população era intolerante a essas substâncias;

4)  No paleolítico, geralmente, as sociedades eram nômades, normalmente, enquanto no neolítico, normalmente, as sociedades eram sedentárias, criando, inclusive, as primeiras cidades.

5) Durante o paleolítico, a carne era a principal fonte de calorias, enquanto no neolítico cerca de 80 a 90% das calorias diárias eram obtidas de um ou dois tipos de grãos.

Explicando:

No paleolítico, as pessoas viviam em grupos de dezenas até algumas poucas centenas de indivíduos, dependendo da caça e pesca (geralmente, efetuada pelos homens) e da coleta de produtos vegetais, como frutas e raízes (atividade normalmente, realizada pelas mulheres). Obviamente, com o tempo, o número de animais de uma região diminuía em virtude dos indivíduos abatidos e dos que fugiam, bem como o número de produtos coletados já não eram mais o mesmo, tornando o local menos produtivo para sustentar a vida desses grupos. Quando isso acontecia, eles mudavam para outras áreas, de modo a, assim, obter mais sucesso com a caça e a coleta. Por isso eles eram nômades.

No neolítico, houve uma série de mudanças importantes com o surgimento da agricultura e da pecuária, tais como o aumento do número de pessoas em cada tribo ou grupo - resultando nas primeiras cidades-, uma maior complexidade política na organização social, o sedentarismo, uma maior preocupação com a propriedade, dentre outros fatores relevantes.

Isso foi, particularmente, verdadeiro no Oriente Médio,  pois havia diversas espécies de plantas e animais nessa região que eram extremamente interessantes em termos de domesticação, devido à rapidez da produção, condições de armazenamento da semente, dentre outras características importantes para os humanos. Elas nasciam tão logo havia umidade, crescendo rapidamente e produzindo logo. Entre elas, o trigo, produto básico do pão. Com as observações e experiências, os humanos aprenderam a armazenar as sementes de trigo em estruturas de barro (silos) , nos quais a água e a umidade não entrava, permitindo a manutenção de uma reserva de alimento durante o ano todo, aproveitando-se os períodos mais favoráveis para o plantio.

Assim, os grupos dos agricultores e criadores venciam os grupos menores de caçadores e coletores, de maneira que especialmente no Oriente Médio e Europa, dentre outros lugares, os sobreviventes fossem aqueles que adotaram a agricultura e a criação de animais, criando as primeiras cidades e civilizações.

Nesse sentido, o cultivo desses alimentos e a criação de animais foi tão importante que a população humana atual, em sua grande maioria, não apresenta intolerância ao glúten (presente nas farinhas, como a de trigo) e nem a lactose, ao contrário do que ocorria antes. Desse modo, os estudos demonstram que, no paleolítico, a maior parte dos seus humanos eram intolerantes à lactose e ao glúten, ou seja, a importância dos cereais nessas sociedades foi tão grande que a maioria das pessoas são descendentes daqueles que não eram intolerantes ao glúten e puderam aproveitar os benefícios desses alimentos.

O uso do metal começou com o cobre, depois o bronze, e o ferro. O uso do ferro foi uma grande vantagens, haja vista ser umas 700 vezes mais comum em nosso planeta que o cobre, além de ser mais duro e útil na produção de armas.

Obviamente, a descoberta de como derreter e moldar metais levou milênios, bem como a dedicação de muitas pessoas, sendo essencial o uso da agricultura de espécies altamente produtivas para haver condições de não necessitar toda a mão-de-obra disponível, bem como a troca de conhecimentos entre os grupos humanos.
Para melhor compreender todo esse processo, sugiro que veja os vídeos " A História do Mundo em Duas Horas  ", "  TED - Suzana Herculano-Houzel - Uma Ideia Surpreendente Sobre o Cérebro Humano ",  e " Armas germes e Aço - Saindo do Jardim do Éden  ", encontrados facilmente no you..tube.

Bons estudos!

1 5 1
Muito obrigado
Por nada. Bom aprendizado! ^^
obrigado .......
Vc pode me ajuda com um questionário???? Já lancei a pergunta ......
Feito.