Para o historiador Fernando Novais, professor aposentado do Departamento de História da USP e professor do Instituto de Economia da Unicamp,o ano de 1500 marca para a História do Brasil o surgimento das bases da colonização portuguesa,e nunca o descobrimento do Brasil. Fernando No-vais, em entrevista publicada no jornal Folha de São Paulo em 24 de abril de 2000, enfatiza a crítica ao etnocentrismo e ao anacronismo presentes na história do Brasil com a viagem de Cabral.Após a leitura do texto acima, você deve ter percebido a crítica feita ao marco de 1500, como sendo este o inaugurador do descobrimento do Brasil.Sobre esta temática, assinale a opção correta:

a) A visão eurocêntrica sinaliza a formação de uma nova civilização, baseada na superioridade racial, ao passo que busca respeitar as diferentes culturas.
b) O conceito eurocêntrico de descobrimento foi criado na perspectiva de mascarar a feroz implantação do aparelho mercantilista português no Brasil.
c) A visão de Fernando Novais apresenta ao aluno a ideia de que ele é indigenista convicto e um eficaz apoiador do sincretismo contemporâneo.
d) A ideia de descobrimento foi elaborada visando consolidar o sonho europeu do encontro do paraíso perdido, questão tao presente nos debates atuais.
e) A dataçao historica de 1500 nao se limita unicamente no carater do fato histórico, mas se estende na critica histórica, levando os indigenistas a reavaliarem o papel do conquistador

2

Respostas

2014-04-30T21:50:20-03:00
Eu acredito que a questão E esteja correta
2014-04-30T21:56:59-03:00
Acho que seja a Questão " E "