ME AJUDEEEM PFVR............!

PELO MENOS UMA QUESTÃO . necessito !! obrigada .........

1-Numa progressão aritmética a19 = 70 e a razão é 7. Determine:

a) o primeiro termo

b) o décimo termo

c) a soma dos vinte primeiros termos.

2- Inscrevendo-se nove meios aritméticos entre 15 e 45, qual será o sexto termo da P.A ?

3- Um atleta corre sempre 500 metros a mais do que no dia anterior. sabendo-se que ao final de 15 dias ele correu um total de 67 500 metros, qual o número de metros percorridos no 3° dia ?

2

Respostas

2013-06-13T13:38:15-03:00

A primeira creio que seja assim..

An = A1 + ( n - 1 ) r 

70= A1 + ( 19 -1) 7

70= A1 + 18*7

70= A1 + 126

A1=70 - 126

A1= -56

 

A10= -56 + 9*7

a10= -56+ 63

a10= 7

 

Soma : (a1+an) * nº de termos/2=           a20= -56+ 19*7

               ( -56 +77) *10  =                                  = -56 + 133

                       21*10 =210                                   = 77   

 

 

1 4 1
A melhor resposta!
2013-06-13T13:48:20-03:00