Nos últimos anos tem sido muito debatido e difundido, em nível internacional, a importância de que os povos assegurem o direito à igualdade entre as pessoas. Contudo, também se defende o direito de cada ser humano em ser diferente, isto é, em ser diverso. O que representa, na prática, esse debate?

1

Respostas

2013-06-13T14:35:43-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

×
As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.

Boa tarde Danini, tudo bem?

 

Esta pergunta nos remete à alguns conceitos que variam dependendo do autor. Vera Candau (2008) defende este discurso como se tratando da interculturalidade, que é o respeitar e aceitar as diferenças, assegurando tratamento igual à todos.

É importante resaltar que inteculturalidade não é apenas oferecer às minorias, como os índios, os mesmos acessos que os outros grupos, mas oferecê-los dentro de suas culturas, garantindo-lhes que possam ser diferentes.

Seguindo o princípio da interculturalidade o objetivo não é tornar as culturas homogêneas, não é agregar todas as culturas em uma só, mas dar oportunidade para uma cultura heterogênea, onde cada indivídio tenha direito e oportunidade de ser diferente.

 

Referência:

CADAU, V. M. Direitos humanos, educação e interculturalidade: as tensões entre igualdade e diferença. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Departamento de Educação. Artigo publicano no Scielo, 2008.

 

Espero ter ajudado.

Vote na melhor resposta.