O albinismo é caracterizado pela ausência de
pigmento (melanina) na pele e em estruturas epi-
dérmicas como pelos. O alelo normal (A) do gene
do albinismo determina a produção do pigmento
e é "dominante" sobre o alelo alterado (a), que não
ativa a produção do pigmento. Com base nessas
informações faça o que se pede.
a) Determine os genótipos possíveis para um indivíduo
com pigmentação de pele e um indivíduo albino.
b) Um homem albino casa-se com uma mulher com
pigmentação da pele. Sabe-se que ela é heterozi-
gota para a característica albinismo, pois sua mãe
é albina. Como poderão ser os filhos desse casal
quanto à pigmentação da pele? Monte um esquema
para explicar sua resposta.

2

Respostas

A melhor resposta!
  • Usuário do Brainly
2014-05-01T21:50:34-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
A) Um individuo normal deve ter pelo menos um gene "A", que dominará o gene para albinismo. Portanto, um individuo normal pode ser AA ou Aa. Enquanto o albino será aa.

b) Pelas informações:

homem albino → aa
mulher normal → A_ (como o exercício diz que ela é heterozigota, então sabemos que ela é Aa).

Fazendo o cruzamento:

             mulher → A   a
            homem ↓
                        a  Aa  aa

                        a  Aa  aa
 
     
Os filhos poderão ser albinos (aa) ou com pigmentação (Aa). Lembrando que a chance para cada um nascer é de 50%.
8 4 8
2014-05-01T21:53:18-03:00
O albinismo, principalmente, é descrito pela falta de melanina na pele, nos cabelos e nos olhos, e sua principal característica é a pele muito esbranquiçada e cabelos corados amarelos. Essa doença/anomalia é causada por uma troca genética na qual há a junçaõ de genes incompatíveis.
2 5 2