Daniel depositou um capital em sua conta no regime de capitalização composta por 2 anos a uma taxa de 8,4% ao ano. Ao final desses dois anos, ele retirou o montante de R$14 100,68. Sabendo que essa conta foi utilizada para fazer essa transação bancária, qual foi o valor total do capital que Daniel depositou nessa conta?

2

Respostas

2014-05-01T23:41:00-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
M=C(1+i)^t

14100,68=C.(1+0,084)²

14100,68=C.1,084²

14100,68=C.1,175056

C=14100,68 / 1,175056

C=12000,01

aproximadamente

C=12000 

1 5 1
A melhor resposta!
2014-05-01T23:42:17-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
temos:\begin{cases}montante~M=R\$~14.~100,68\\
taxa~i=8,4~a.a.~\to~i=8,4/100~\to~i=0,084\\
periodo~tempo~t=2~anos\\
capital~C=?\end{cases}

Pela fórmula dos juros compostos, vem:

M=C(1+i) ^{t}\\
14.~100,68=C(1+0,084) ^{2}\\
14.~100,68=C(1,084) ^{2}\\
14.~100,68=C(1,175056)\\
\\
C= \frac{14.~100,68}{1,175056}\\
\\
\boxed{C\approx12.~000,00}

Espero ter ajudado e tenha ótimos estudos ;)
1 5 1
Ajudou e muito. Obrigada :)
por nada, disponha ^^