Respostas

A melhor resposta!
  • Usuário do Brainly
2014-05-01T23:42:03-03:00

vamos lá.. pra resolver essas equações irracionais, teremos que elevar ambos os membros ao quadrado, ok?!


Então vamos lá:

a)√3x = 9

(√3x)² = 9² ---------- 3x = 81, portanto x = 27


b)√x+2 +6 = 9

√x+2 = 3

(√x+2)² = 3² ------- x+2 = 9, logo x = 11

c) √x+5 = 1

(√x+5)² = 1² -------- x+5 = 1, entao x = -4

d) √2x+7 = 4

(√2x+7)² = 4² ------ 2x +7 = 16, portanto x = 9/2


e) ∛x²-2x = 2

(∛x²-2x)³ = 2³ --------- x² - 2x = 8

x² - 2x - 8 = 0

resolvendo essa equação, x = 4 ou x = -2


f) √√5x+1 = 3

(√√5x + 1)² = 3² ----------- √5x + 1= 9

(√5x +1)² = 9² ------------------ 5x + 1 = 81, logo, x = 16


ufa, acabou.. beijinho pra vc!

2 5 2
Eu fiz as duas primeiras :
3x= 81 ---> x=27 e a outra x+5=1 ---- x= 4
nao tem do que agradecer.. precisando, estamos ai ^^
diga ao seu professor que quem merece os pontos sou eu :p
pode deixar hahaha :p
2014-05-02T00:38:36-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
 

a) V3x = 9
    (V3x)
² = 9²

3x = 81 ==> x =27

b) 
 Vx+2 + 6 = 9

     
Vx+2 + 6 = 9
    Vx+2  = 9-6
    (
Vx+2)² = (3)² 
      x + 2 = 9
       x = 7
               
c) ( V2x+7 )² = 4²
         2x + 7 = 16
           2x = 16 -7
           2x = 9
              x = 9/2
               
d) (∛x²-2x )³= (2)³

      x² - 2x = 8
        x² - 2x - 8 = 0

Δ = (-2)² -4.1.(-8) = 2+32= 36

x = 2+/-V36 ==> x = 2+/-6
           2,1                  2

x1 = 2+ 6 ==>x1 = 4
        2
                                            V = { -2, 4 }
x2 = 2 - 6 ==>x2 = - 2
         2


e) ((Vv5x+1))² = 3²

   (v5x+1)² = 9²

      5x + 1 = 81

      5x = 81 -1 

      5x = 80
      x = 16