Nas condições ambientes, uma placa de ferro metálico puro é mergulhada numa solução aquosa, com e isenta de oxigênio, preparada pelo borbulhamento de sulfeto de hidrogênio gasoso em solução alcalina. Nesta solução, o ferro é oxidado (corroído) pelo íon hidrogenossulfeto com formação de uma camada sólida aderente e protetora sobre a superfície desse material metálico. A adição de cianeto de potássio à solução aquosa em contato com o substrato metálico protegido desestabiliza sua proteção promovendo a dissolução da camada protetora formada. pH 9Com base nessas informações, escreva as equações químicas balanceadas das reações que representam: a) a corrosão eletroquímica do ferro pelo íon hidrogenossulfeto, produzindo hidrogênio atômico. b) a dissolução da camada passiva sobre o ferro pelo íon cianet

1

Respostas

  • Usuário do Brainly
2014-05-02T02:30:18-03:00

Para a resolução desta questão, vamos levar em consideração algumas etapas do processo...

1) durante a preparação do ferro na solução aquosa de sulfeto de hidrogênio gasoso, o ferro sofrerá ataque do oxigênio, fazendo com que a superfície do metal apresente sinais de corrosão.

         2   Fe + H2S + 2 H2O ----------------------------------- Fe2 O3 + 3 H2 + SO2

o Fe2O3 representa o ferro oxidado, e pela formação de acidez, o meio tem que ser alcalino.


2) Durante o processo descrito anteriormente, a corrosão acontece somente na superfície e pode acontecer em 4 diferentes graus. A mais severa chega a consumir parte da massa da amostra e sua remoção fica meio complicada (somente com agentes muito fortes é que a camada de óxido de ferro é removida). Como ele explica que a camada será removida com cianeto, então fica mais tranquilo afirmar que o grau é de leve a moderado.

Só uma observação.. essa camada aderente e protetora cujo texto informa é denominada na metalurgia de carepa, e sua composição química é a mesma da anteriormente citada, sendo que possui superfície lisa e é complicada sua remoção.

Então,

Fe2O3 + 3 KCN(aq) ----------------------------- 2 Fe + 3 KOCN


Esse procedimento acima é chamado de decapagem química e é muito utilizado nos diversos ramos da engenharia, sobretudo aquelas que sofrem ataque constante de agentes corrosivos (exemplo, engenharia naval com as estruturas flutuantes)


Pode não ter sido a melhor resposta, mas o que valeu foi o entendimento!!

Abraço e bons estudos!