Respostas

A melhor resposta!
2013-06-13T17:09:39-03:00

q = a2/ a1

q = 1/ (1/2)   --> 1 dividido por meio (0,5)

q = 2

 

a10 = a1 x q (elevado a n - 1)

a10 = 1/2 x 2 (elevado a 9)

a10 = 1/2 x 512

a10 = 256.

 

Espero ter ajudado, 

by: Luis =)

4 5 4
2013-06-13T17:15:20-03:00

Primeiramente devemos achar a razão, sabemos que a razão é um número multiplicante, então podemos utilizar a operação inversa dela para achá-la.

 

A_1=\frac{1}{2} \ A_2=1 \ A_3=2 \ A_4=4

 

para achar a razão podemos utilizar essa fórmula:

 

\frac{A_2}{A_1}=\frac{1}{\frac{1}{2}}=2

 

então a razão é igual a 2. agora precisamos da fórmula geral da P.G para achar o décimo termo:

 

A_n=A_1.q^{n-1}

 

A_{10}=\frac{1}{2}.^{10-1}

 

A_{10}=\frac{1}{2}.2^9

 

A_{10}=\frac{1}{2}.512

 

A_{10}=256

 

então o décimo termo desta P.G é 256.

 

 

 

 

3 5 3