Respostas

2014-05-02T12:15:08-03:00

a teoria da evolução das espécies diz  seres vivos passam algumas características de pai para filho e, de uma geração para a outra, a natureza vai selecionando os seres mais adaptados ao ambiente
1 5 1
A melhor resposta!
2014-05-02T13:02:42-03:00
A teoria da evolução é simples de entender mas foi baseada num conjunto de associações de estudos integrados que dependem de outros ramos da biologia como a genética, ecologia, paleontologia, geologia entre outas, então vamos começar falando do pensamento  de Thomas Malthus que defendeu a idéia de que as populações tendem a crescer indefinidamente, a não ser que alguns fatores exerçam pressões sobre este desenvolvimento populacional, como a escassez de espaço, alimento entre outros. 

Essas idéias foram muito importantes para Darwin, pois a partir delas, foi que ele começou a elaborar a sua teoria levando em consideração as pressões seletivas do ambiente natural, como uma barreira a sobrevivência e ao crescimento das populações.

É claro que, associada a estas idéas, Darwin já havia reunido materiais e evidências de como se deu as mudanças e a formação dos diferentes grupos a partir de ancestrais primitivos, pois coletara muitas informações conclusivas sobre a ecologia de muitos organismos em sua viagem pelo mundo, além de muitas pesquisas com organismos no seu próprio jardim e era conhecedor de algumas áreas como a geologia e o tempo de formação do nosso planeta. 

Mesmo não conhecendo os trabalhos de Mendel, Darwin sabia que as mudanças (mutações) ocorriam, e o acúmulo destas mutações e isolamento de subgrupos, mais a seleção sexual, alteravam as características das espécies, assim como formavam novas espécies. Darwin tinha contato com os criadores de pombos na Inglaterra e conhecia os cruzamentos preferenciais, e fez analogia com os processos de seleção na natureza.

A origem do homem, com os achados fósseis, a medida em que o tempo passa, vem a se confirmar cada vez mais, uma vez que vai preenchendo as lacunas e convergindo para a evolução humana a partir de outras espécies ancestrais, e no final, fazendo parte deste conjunto maior, que é a teoria da evolução. 

A descoberta dos genes , sua composição e suas funções, além do mecanismo pelo qual as mudanças de bases nucleotídicas ocorrem veio corroborar em detalhes de como as mudanças nos fenótipos são geradas, e a evolução de muitos organismos como ciclo reprodutivo curtos estão por aí, para quem quiser observar, como o caso de vírus e bactérias. 
Todas estas evidências e confirmações, faz da teoria proposta por Darwin, o maior paradigma da Biologia, e de Darwin, talvez o maior biólogo de todos os tempos.  



1 5 1