Uma rápida passada de olhos pela lista de profissões regulamentadas pelo Ministério do Trabalho nos dá uma ideia de como o trabalho ficou especializado nas sociedades modernas. Dessa lista constam profissões das mais variadas, desde médico, advogado e atleta de futebol, passando por sommelier, bombeiro, garimpeiro, peão de rodeio, motoboy, entre muitas outras. Levando em consideração o que foi exposto acima, analise estas afirmativas:

I) Para Durkheim, a intensa especialização do trabalho leva à desagregação, por conta das atitudes egoístas geradas pela diferença.

II) A especialização do trabalho, na visão de Durkheim, leva à coesão social, chamada, nesse caso, de solidariedade mecânica.

III) Para Durkheim, a especialização das profissões leva a uma espécie de coesão social, denominada solidariedade orgânica.

IV) Em uma sociedade moderna, a coesão social se dá por meio da igualdade, segundo a qual todos os integrantes dessa sociedade realizam as mesmas funções.

(A) Apenas a afirmativa I está correta. (B) Apenas a afirmativa II está correta. (C) Apenas a afirmativa III está correta. (D) Apenas a afirmativa IV está correta. (E) Apenas as afirmativas II e IV estão corretas.

1

Respostas

2013-06-13T18:50:10-03:00

Olá mirelagirl.

 

Julgando as afirmações:

I) Falsa. Pelo contrário, a especialização do trabalho demonstra segundo Durkheim uma visão superior de solidariedade;

II) Falsa. A especialização das profissões leva a chamada solidariedade orgânica, e não mecânica. Na sociedade orgânica cada um se especializa em uma área, enquanto na mecânica uma mesma pessoa faz diversos trabalhos diferentes.

III) Verdadeira.

IV) Falsa. Cada pessoa realiza uma função diferente, específica, de acordo com aquilo que a pessoa tem mais conhecimento. A união das pessoas trabalhando cada uma em uma função é que forma a chamada coesão social.

 

Alternativa correta: letra (C)  Apenas a afirmativa III está correta.

 

:)

1 5 1