A rosa-dos-ventos é um instrumento de orientação baseado nas quatro direções fundamentais e suas intermediárias. A rosa-dos-ventos corresponde à volta completa do horizonte e surgiu da necessidade de indicar exatamente uma direção que nem mesmo os pontos intermediários determinariam, pois um mínimo desvio inicial torna-se cada vez maior, à medida que vai aumentando a distância.
Assim, praticamente todos os pontos na linha do horizonte podem ser localizados com exatidão.
Cada quadrante da rosa-dos-ventos corresponde a 90º: considera-se o norte a 0º; o leste a 90º; o sul a 180º, o oeste a 270º, e novamente o norte a 360º.

Respostas

A melhor resposta!
  • Usuário do Brainly
2014-05-02T13:52:50-03:00
É um instrumento de orientação desenvolvido com base nas direções fundamentais, norte, sul, leste, oeste e suas intermediárias.

Utilizado exclusivamente para orientação.

Gostou da resposta? Marque Como a melhor!
1 5 1
2014-05-02T13:53:08-03:00
É a base da localização relativa na geografia, indica os pontos cardeais(norte, sul, oeste, este), colaterais(nordeste, sudeste, sudoeste, noroste) e intermediários. ;)