Considere o trecho seguinte para responder à questão.Há o lado policial, ou de guerra, com os Estados Unidos construindo muros e fortalecendo a repressão em suas linhas de junção com o território mexicano. E há o lado político e econômico: o da imigração. Um homem mexicano de 35 anos, com nove de instrução, pode ganhar 132% a mais trabalhando nos Estados Unidos.As orações adjetivas são classificadas restritivas e explicativas. As orações em cujo interior estão os verbos construindo e for­talecendo, destacados no trecho do texto, equivalem a orações subordinadas adjetivas (reduzidas de gerúndio).Assinale a alternativa em que essas orações encontram-se desenvolvidas adequadamente.Escolha uma:a. Estados Unidos, que constróem muros e que fortalecem a repressão...b. Estados Unidos logo que constróem muros e fortalecem a repressão...c. Estados Unidos, onde se constróem muros e se fortalecem a repressão...d. Estados Unidos ainda que construam muros e que fortaleçam a repressão...

1

Respostas

2014-05-02T16:16:10-03:00
Eliminemos as alternativas d por possuirem os advérbios logo ainda, pois na ideia do trecho grifado não nos passa pensamento de anteceder uma consequência na sentença.
Podemos perceber a diferença de ideia entre A e em relação com Estados Unidos. na A ele é quem atua e no é em que atuam. Tendo isso em mente podemos escolher o que melhor se adapta com o trecho.
A alternativa é a correta.
5 5 5