Com relação à condução da politica econômica brasileira:
a) Cite as diferenças entre as politicas econômicas de Rui Barbosa e de Prudente de Morais.
b) Explique por que a politica econômica de Rui Barbosa resultou em numerosas falências e no aumento da inflação.
c) Identifique o principal problema enfrentado pelos cafeicultores na Republica do café com leite e explique como ele foi resolvido.
d) Aponte as consequências da primeira Guerra na economia brasileira.

1

Respostas

2014-05-02T16:41:39-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

×
As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
A) A política de Rui Barbosa visava a industrialização no Brasil, e a de Prudente de Morais visava apoio ao café, deixando de lado a indústria.

b) A política do encilhamento falhou, pois no Brasil, não surgiram indústrias, apenas indústrias fantasmas, ou seja, elas eram criadas apenas no papel. Outro fator, foi que a emissão de moeda fez com que agravasse a inflação. Enfim, a industrialização nesse período foi apenas um surto, uma especulação.

c) O café não era valorizado no mercado, o que ameaçou colocar os cafeicultores em crise. Por isso, Afonso Pena cria o Convênio de Taubaté, em 1906, onde o governo compraria os excedentes de café, impedindo a crise dos cafeicultores.

d) Durante a Primeira Guerra Mundial (1914-1918), o Brasil ficou sob o comando de Venceslau Brás, e ele foi mais um dos presidentes que tentou industrializar o país. Porém, não foi mais nada do que outro surto industrial, pois no fim da guerra, o Brasil já tinha abandonado a indústria, que se consolidaria apenas na Era Vargas. Outra consequência foi a crise do café, pois com o fim da guerra, os países já não compravam mais café, e com a crise de 1929,o Brasil se afundou de vez na crise.
7 4 7