Respostas

2014-05-02T17:41:56-03:00
Nódulo sinoatrial é um estrutura que se localiza na parede do ântero superior do átrio direito, ele controla a frequência de batimentos  e atrioventricular , é um grupo de células musculares especializadas se localiza no septo interatrial 
2014-05-02T17:45:37-03:00
O impulso produzido pelo nó sinoatrial se distribui de célula para célula através do músculo cardíaco dos átrios, determinando sua contração. Todavia, o esqueleto fibroso do coração que circunda as aberturas entre os átrios e os ventrículos, bem como as aberturas da aorta e do tronco pulmonar, não se despolariza. Dessa forma, um impulso transmitido do nó sinoatrial pelos átrios, não pode passar diretamente para o músculo cardíaco dos ventrículos. Com isso, o impulso chega aos ventrículos por meio de um sistema condutor especializado.

Um grupo de células musculares cardíacas especializadas, denominado nó atrioventricular se localiza no interior do septo interatrial, logo acima da transição dos átrios para os ventrículos.

Do nó atrioventricular, um feixe de células musculares cardíacas especializadas, denominado fascículo atrioventricular ou feixe de Hiss passa para os ventrículos. O feixe de Hiss penetra no septo interventricular e se divide em ramo direito e esquerdo, que descem pelo interior do septo, em direção ao ápice.

Pequenos grupos de células condutoras terminais, os ramos subendocárdicos ou fibras de Purkinje, se destacam dos ramos direito e esquerdo e terminam na musculatura cardíaca dos ventrículos. No ápice do coração, essas fibras passam para a parede externa dos ventrículos e se dirigem para a base do órgão.