Boa madruga, Vocês poderiam resolver essa questão de física básica: Dou 20 Pontos.
01. (UCSA) Uma partícula de massa constante tem o módulo de sua velocidade aumentado em 20%. O respectivo aumento de sua energia cinética será de: a) 10% b) 20% c) 40% d) 44% e) 56%

2

Respostas

A melhor resposta!
  • 7up
  • Ambicioso
2014-05-03T00:41:54-03:00
Primeiro vamos lembrar da fórmula da energia cinética que é Ec = m . V² / 2.

Vamos supor que a velocidade inicial seja 10, você poderia usar qualquer número, até mesmo V, mas vou usar o 10 para facilitar o calculo.

Primeiro vamos calcular a energia cinética antes do aumento de 20%

Ec = m . 10² / 2    =====>  Ec= 50m

Agora após o aumento de 20%, como usei 10 antes, com o aumento de 20% a velocidade passa a ser 12.

Calculando a energia cinética após o aumento:
Ec = m . 12² / 2   =====> Ec=72m

Agora vamos Calcular o aumento na energia cinética:

Antes do aumento a Ec era de 50m após o aumento na velocidade a energia passou a ser de 72m, por regra de 3 achamos o aumento:

50m----100%
72m-----X                       X=144% 

Então deduzimos que houve um aumento de 44% na Energia Cinética.
Resposta letra D
3 5 3
Pocha amigo, valeuzão! :)
Estamos ai para ajudar =)
explicou muito mais que eu hahahaah
2014-05-03T00:47:36-03:00
Ec= \frac{1}{2} .m.v²

v aumenta em 20%
portanto, temos:

1,2v

Ec= \frac{1}{2} .m.(1,2v)²
Ec= \frac{1}{2} .m.v².1,44

O numero 1,44 representa o crescimento de 44%
Alternativa D

1 5 1
Obrigado Bruno!
Porque 1,2v?
Se 1v é 100%, então com o aumento de 20% fica 1.2v
Entendi!
amo essa matéria de energia, caramba, é meu forte.. hahahaa