A tendência tecnicista na educação se insere em uma estrutura maior, na qual se desenrola o que podemos chamar de crise da razão contemporânea, diante da qual vários filósofos têm discutido sobre os enganos do racionalismo exacerbado. Por essa ótica da exaltação da razão, descuidou-se de aspectos importantes do ser humano, tais como os instintos vitais, os afetos, a imaginação, os sentidos, para só usar as práticas da tecnologia ancoradas no conhecimento científico.
Portanto, a tendência tecnicista é tributária de uma visão tecnocrática e cientificista que orienta pensamento contemporâneo. O cientificismo exalta a ciência e despreza outras formas possíveis de conhecimento do mundo (ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. Filosofia da Educação, São Paulo: Moderna, 2006, p. 233).

Com base no exposto acima, assinale a questão que apresente o que significa a seguinte frase: “A formação do educador e do educando não pode estar alijada da formação técnico-científica”.
a. Significa ter acesso e domínio pleno aos conhecimentos científicos, pois aplicados à educação proporcionam um único meio importante da aprendizagem.b. Significa que a formação técnico-científica tem o mérito de trazer muita informação, no entanto, sua prática pode ser excludente, tendo em vista, que nem todos os educandotêm acesso a ela.c. Significa que a formação do educador deve estar alijada da formação técnico-científica, mas, não há diferença quanto à educação do educando.d. Significa ter acesso e domínio de conhecimentos científicos que aplicados à educação proporcionem ao educador uma ferramenta que o auxilie em sua prática educadora

1
d. Significa ter acesso e domínio de conhecimentos científicos que aplicados à educação proporcionem ao educador uma ferramenta que o auxilie em sua prática educadora.

Respostas

2014-05-03T23:14:00-03:00
A resposta é a letra d
2 5 2