Respostas

A melhor resposta!
  • Usuário do Brainly
2014-05-03T14:32:38-03:00

5y²-18y-8

a) y = 4


5. (4)² - 18. (4) - 8 =

 5.16 - 72 - 8 =

80 - 72 - 8 = 0


b) y = -1/5

5. (-1/5)² - 18 . (-1/5) - 8 =

5 . 1/25 + 18/25 - 8 =

1/5 + 18/25 - 8 =

(tirando o mínimo)

5/25 + 18/25 - 120/25 = -97/25


1 5 1
2014-05-03T14:49:26-03:00
5y²-18y-8
Δ= (-18)² -4. 5. (-8)
Δ= 324+160
Δ= 484
y= -(-18) ± √ 484 ( Sobre 2 . 5 )
y= 18 
± 22 ( sobre 10 )
y'= 18 + 22 ( sobre 10 ) = 40 ( sobre 10 ou dividindo por 10 ) = 4
y''= 18-22 ( Sobre 10 ) = -4 ( sobre 10 ou dividindo por 10 ) = -4 sobre 10 simplifica por ² = -  
Acho que dá pra entender !