(PUC-SP) A escravidão negra utilizada no processo de colonização antilhana, brasileira e no sul da América do Norte, não se insere apenas na dimensão racial da superioridade branca, mas em interesses econômicos claramente definidos. No caso do Brasil, podemos afirmar que:
a) o domínio português na costa africana favoreceu a imposição metropolitana do tráfico de escravos como mais uma forma de aplicar o intercâmbio desigual, uma vez que a metrópole vende manufaturados e mão de obra para a colônia por preço acima do preço de mercado.
b) a escravidão negra se impôs pela não adequação do indígena à estrutura de produção intensiva e em larga escala para o mercado mundial. Os indígenas apenas gostavam de produzir pouco.
c) a falta de homens livres fez com que os colonizadores tivesse que se sujeitar ao uso do trabalho escravo, que além de tudo era mais barato.
d) a igreja impediu a escravidão indígena
e) os negros eram mais dóceis e eram excelentes trabalhadores nas colônias portuguesas da África, sendo portanto introduzidos no Brasil.

2

Respostas

2014-05-03T20:57:09-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

×
As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
e) os negros eram mais dóceis e eram excelentes trabalhadores nas colônias portuguesas da África, sendo portanto introduzidos no Brasil. 

Correto, pois Portugal, tinha colônia em Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, onde era usado a mão de obra escrava.
1 3 1
2014-05-03T22:15:13-03:00
Alternativa A, o chamado pacto colonial
1 5 1