Respostas

2014-05-03T16:37:22-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

×
As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Na realidade o correto seria não a descoberta, mas o domínio sobre o fogo. Ou seja, o controle em iniciar, controlar e encerrar uma ignição.

O controle do fogo permitiu uma mudança completa na vida das pessoas, pois o fogo passou a servir de aquecedor nas noites e dias frios, dando maior conforto. Passou também a permitir que os alimentos fossem cozidos o que proporcionou uma melhor absorção estes alimentos e por consequencia uma maior longevidade, na medida que afastava as doenças.

Finalmente o fogo permitiu a forja de metais e surgiram então as primeiras ferramentas metálicas, que tanto modificaram o cotidiano das pessoas

20 4 20
2014-05-04T14:18:07-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

×
As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Prezado,

O uso do fogo foi a descoberta mais importante do paleolítico, envolvendo o controle do mesmo, tal como o modo de produzi-lo, mantê-lo, controlar a quantidade de calor e o material combustível necessários, além das formas para apagá-lo.

 Foi um instrumento de grande importância para o desenvolvimento cerebral da humanidade, conforme explica a cientista brasileira Suzana Herculano-Houzel (  procurar pela palestra "  TED - Suzana Herculano-Houzel - Uma Ideia Surpreendente Sobre o cérebro humano ").

Nesse sentido, o alimento assado ou cozinhado permite que uma quantidade maior de calorias seja aproveitada da mesma quantidade de alimentos. Desse modo, foi possível o desenvolvimento do cérebro humano, pois esse importante órgão de nosso corpo consome cerca de 20% de toda a energia que consumimos (ah, e essa história de que só usamos 5% do cérebro é lenda. Usamos tudo o que temos.).

No caso de não haver o uso desse importante recursos, o fogo, nossa espécie não haveria desenvolvido a roda, nem o livro, nem cidades, nem uma série de outras características que marcam a civilização atual.

Outros fatores que fizeram o uso do fogo ser uma importante descobertas do paleolíticos são:

1) Era possível manter-se aquecido nas noites e dias frios;

2) Foi possível caçar com o fogo, utilizando-o para espantar manadas de animais;

3) Era uma defesa contra eventuais predadores que desejavam comer as pessoas (servia ao ataque, mas, normalmente, mantinha os demais animais à distância);

4) Possibilitava melhorar a qualidade das flechas e lanças produzidas, aumentando as chances de sucesso na caça.

Assim, o fogo apresentou e apresenta grande importância para a humanidade, possibilitando a melhoria da capacidade em aproveitar melhor as calorias e nutrientes da mesma quantidade de alimento, possibilitando que uma maior quantidade de pessoas fosse alimentada.

Mesmo na atualidade, o domínio do fogo é essencial para a produção de muitos dos alimentos consumidos pela humanidade, bem como para diversos produtos importantes, como o aço, o plástico, dentre tantos outros.

Para complementar essa explicação, sugiro a leitura dos livros de Richard Dawkins e de Carl Sagan ("O Maior Espetáculo da Terra" e "O mundo assombrado por demônios"), bem como os vídeos " A História do Mundo em Duas Horas  " , " Doc: Do Macaco ao Homem (Completo e Dublado) ",  "  TED - Suzana Herculano-Houzel - Uma Ideia Surpreendente Sobre o Cérebro Humano  " e " BBC História da Ciência - Episódio 03 - Como Chegamos Até Aqui?  ", facilmente encontrados no you..tube.

Bons estudos!
4 4 4