Respostas

2014-05-03T16:44:27-03:00
 São os Catetos eu acho
2 1 2
Olá... Observe na figura que o trapézio foi dividido em 2 triângulos e 1 quadrado... certo??? então calculamos a área de cada figura separadamente...

1º triângulo... A=b.h/2
A= 13.12 / 2
Por favor desconsiderar minha resposta anterior... estava com outro cálculo em mente, e quando voltei para finalizar pude observar que o amigo Rodrigoapreis foi muito feliz na resposta. O importante é que tenha conseguido a resposta esperada.
A melhor resposta!
2014-05-03T16:54:23-03:00
Primeiramente, vamos determinar o triângulo retângulo que está do lado direito, aplicando o Teorema de Pitágoras:
     20² = 12² + x²
     400 = 144 + x²
     x² = 400 - 144
     x² = 256
     x = √256
     x = 16
Com isso, a base maior do trapézio mede: 4 + 25 + 16 = 45 m.

Agora, vamos determinar a área do trapézio, cuja fórmula é:
A =  (B + b) . h         Onde: B = base maior
             2                          b = base menor
                                         h = altura

RESOLUÇÃO:
A =  (45 + 25) . 12 
               2
A =  70 . 12 
           2
A =  840 
         2
A = 420 m²

Espero ter ajudado. Valeu!
5 4 5
Seguindo o Teorema de Pitágoras o triângulo da esquerda não teria 5m de lado ? E a soma da base não seria: 5 + 25 + 16 = 46m? Pq não consegui entender porque você somou os número obtido (16) com o número dado (25) ao 4.
Por que na verdade é o seguinte: o triângulo do lado esquerdo, a base (cateto) mede 4 m, a altura (outro cateto) mede 12 m, e a hipotenusa mede 13 m (veja no anexo). Já no triângulo do lado direito, tinha somente a medida da hipotenusa (20 m) e um dos catetos (altura) que mede 12 m (a mesma medida da altura do outro triângulo), aí então aplica o Teorema de Pitágoras para achar a medida do outro cateto. Veja na minha resposta que você vai entender. Valeu!