1) Uma carga puntual Q1 negativa gera no espaço um campo elétrico num ponto P , a 0,5m dela , o campo tem intensidade E= 14,4.10*6 N/C . Sendo o meio vácuo , onde Ko = 9.10*9.
Determine Q
2) Considere uma carga puntiforme fixa, de - 5mc. No vácuo.
a) determine o vetor campo elétrico criado por essa carga num ponto A localizado a 0,2m da carga.
b) determine o vetor da força elétrica que atua sobre uma carga de 4mc colocada no ponto A

2

Respostas

2014-05-03T21:41:55-03:00
1)
E = Ko . Q / d² 
14,4.10^6 = 9.10^9. Q / (0,5) ² 
14,4.10^6 = 9.10^9 . Q / 0,25 
14,4.10^6 . 0,25 = 9.10^9 . Q 
3,6.10^6 = 9.10^9 . Q 
36.10^5 = 9.10^9 . Q 
36.10^5 / 9.10^9 = Q 
4.10^5 . 10^-9 = Q 
Q = 4.10^-4 C

Mas como sabemos que a carga é negativa, a resposta será:  - 4.10^-4 C
1 3 1
A melhor resposta!
2014-05-03T21:53:01-03:00
1) F = (K.Q.q)/d² ...(1) e E =F/q...(2)  
 aplicando (1) em (2) temos:
 E = (K.Q)/d² Q= (E.d²)/K
 Tendo E = 14,4x10^6
 D = 0,5m
  K = 9x10^9
 Aplica-se :
 Q = [14,4x10^6 x (0,5)²]/ 9x10^9
  Q= 3,6x10^6/9x10^9
 Q= 400x10^6C
 Como diz-se no enunciado que é negativa, então :
Q1= - 400x10^6C
 2)
  Q=- 5mC
 a)
 E = (Q.K)/d²
  E = (5x10^-3 x 9x10^9)/ (0,2)²
 E = 1,125x10^9 N/C
 b)
  E = 1,123x10^9 N/C
 Q = 4mC
 F=?
 K = 9x10^9
 F =Exq
 F = ( 1,125x10^9 N/c)x 4x10^-3 C
F = 4,5x10^6 N

Espero ter ajudado ^^
3 5 3
só considere que q1= 400x10^-6 rs erro de digitação ^^ perdão
rsrs ok , mesmo assim obg pela ajuda ;D
:)