Respostas

2014-05-04T09:10:53-03:00
Procura na net, um texto resente informativo sobre o BRASIL
A melhor resposta!
  • Usuário do Brainly
2014-05-04T09:28:15-03:00
Recentemente, uma onda de manifestações, que se iniciou contra o aumento das tarifas do transporte público, tomou conta das ruas do Brasil, indicando um possível despertamento da população brasileira sobre os inúmeros problemas sociais que são vivenciados por ela. As manifestações, há muito, já deixaram de ser apenas em razão do aumento da tarifa, mas já lutam contra a corrupção,por investimentos na saúde e educação, entre outros fatores. No entanto, vários exemplos da história da humanidade apontam que as manifestações populares, por si só, não são suficientes para alterar uma ordem vigente. Será que as populações árabes tiveram suas vidas de fato melhoradas após os protestos que acabaram com a queda de alguns ditadores na Primavera Árabe? Nós, brasileiros, conseguimos acabar com a corrupção após ir às ruas pedir o impeachment de Collor? Não, não é bem por aí e há muito para se discutir e pensar. Dessa forma, será mesmo que a força das manifestações pode alterar os rumos políticos da sociedade brasileira? E até que ponto esses protestos populares são suficientes para mudar a realidade social?A proposta do Banco de Redações do mês de Julho é que você desenvolva um texto propondo uma análise sobre o seguinte questionamento: "As Manifestações Populares podem mudar os rumos políticos e sociais de uma nação?"Para realizar a proposta, você deverá construir uma DISSERTAÇÃO, demonstrar domínio da norma culta da língua, mobilizar diversas áreas do conhecimento, ou seja, seu conhecimento de mundo, para desenvolver o tema, respeitando a estrutura do texto dissertativo-argumentativo, levar em consideração os textos apresentados na coletânea, levantar argumentos bem fundamentados com base em fatos, informações, opiniões e exemplificações que levem seu texto a ir além do senso comum e a realizar uma crítica análise da problemática imposta. Além disso, não se esqueça de elaborar um texto que ofereça uma solução para a problemática apresentada, respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.Seu texto deverá apresentar entre 20 e 30 linhas (fonte times 12 em documento normal do Word). Envie seu texto até 20 de Julho e confira a correção comentada que estará disponível a partir do dia 1º de agosto. Serão corrigidas as 150 primeiras redações enviadas que não forem desclassificadas.Veja aqui como fazer um boa dissertação e conheça também as características deste gênero textual.ATENÇÃO: para enviar a redação é preciso antes fazer o login na Área do Usuário. Saiba mais!Enviou seu texto em Junho de 2013? Acesse as correções aqui.Não sabe como começar seu texto? Então confira algumas dicas aqui, aqui e aqui.Prêmio Brasil Escola de RedaçãoElabore sua redação considerando as idéias a seguir:"O poder de mobilização viabilizado pelas redes sociais na internet é uma tendência mundial. Apenas como exemplo, temos as manifestações políticas articuladas desde o final de 2010 – então chamadas de Primavera Árabe. Como se sabe, a organização e a manifestação da sociedade civil são fundamentais para a construção de uma vida política ativa de um país, de um povo, e dessa forma, têm promovido transformações consideráveis como a queda de ditadores. No Brasil, atualmente, a despeito de não vivermos as mesmas condições políticas que esses países do Oriente, deparamo-nos constantemente com casos de corrupção e de má gestão da coisa pública.




1 5 1