Respostas

A melhor resposta!
2014-05-04T15:15:43-03:00
As plantas requerem certo número de elementos além daqueles que obtêm diretamente da atmosfera (carbono e oxigênio sob a forma de dióxido de carbono) e da água do solo (hidrogênio e oxigênio).  Todos estes elementos, com exceção de um, provêm da desintegração das rochas e são captados pelas plantas a partir do solo.  A exceção é o nitrogênio, que representa 78% da atmosfera terrestre.

         
  2 NH3 + 3O2  -------->  2 NO2- + 2 H+ + 2 H2O                                

  (gás amoníaco)       
  (nitrito)O nitrito é tóxico para as plantas superiores, mas raramente se acumula no solo.  Nitrobacter, outro gênero de bactéria, oxida o nitrito, formando nitrato (NO3-), novamente com liberação de energia:                                     

                                     2 NO2-  + O2  --------->  2 NO3-
                                     
                                      (nitrito)                          (nitrato)
1 5 1
2014-05-04T15:50:24-03:00

O nitrogênio (n2) è um elemento para os seres vivos  pois ele participa da composição de aminoácidos ,que compõem os ácidos nucleares ,  a atmosfera tem cerca de 80 % de nitrogênio , porém as plantas sò consegue  , aproveita ló semete na forma ou aminoácidos .portanto ,com  exceção de alguns microrganismo , os  seres vivos são incapazes  de aproveitar diretamente esse gàs