Respostas

A melhor resposta!
2014-05-04T17:52:12-03:00
O continente asiático é regionalizado em cinco partes, são Extremo Oriente Sul da Ásia, Sudeste da Ásia, Países da ex-União Soviética e Oriente Médio.

Dessa forma o último é o tema em questão. O Oriente Médio está localizado ao sudoeste da Ásia. Essa região é desprovida de grande biodiversidade, que é resultado das condições climáticas. As principais características são as desérticas ou mesmo semi-desérticas, as exceções nesse contexto são as áreas litorâneas e próximas às margens dos principais mananciais da região em que destacam os rios Jordão, Tigre e Eufrates, além dos Oásis. Todas essas áreas possuem índices pluviométricos, mesmo que baixos.

As áreas mais úmidas que foram citadas oferecem condicionantes para o desenvolvimento das atividades humanas (agricultura, pecuária, comércio etc) necessárias à subsistência. Esse é o motivo que proporciona a concentração de grande parte da população do Oriente Médio em tais áreas, em contrapartida as regiões montanhosas e também os planaltos desérticos praticamente não são habitados.

A região do Oriente Médio abriga cerca de 270 milhões de habitantes, esses se encontram distribuídos em 15 países que compõem a região, entre esses povos são praticadas diversas culturas, religiões, etnias etc. Oriente Médio é composto basicamente por árabes, turcos, persas, judeus e curdos.

Dentre os principais problemas enfrentados no Oriente Médio os conflitos decorrentes de questões religiosas e étnicas são os mais relevantes. Essa não aceitação em relação às opções religiosas e as diferentes etnias provocam conflitos armados.

O Oriente Médio ocupa um lugar de destaque (de forma negativa), pois essa região é uma das principais áreas de focos de conflitos no mundo, com já foi dito as divergências religiosas e étnicas podem provocar conflitos armados, no entanto, não são os únicos motivos. Outros interesses geram confrontos e disputas, como lutas por territórios, petróleo (produto que tem grande importância no cenário mundial) além das lutas pela água, uma vez que esse recurso é restrito na região.

Os europeus ao dividirem o Oriente Médio não levaram em consideração as questões étnicas e religiosas, e isso reflete até os dias atuais, pois a região apresenta constantemente uma instabilidade política, dessa forma os conflitos podem surgir a qualquer momento. Todos os dias os veículos de comunicação (rádio, internet, televisão, jornais etc) informam notícias dessa instabilidade.         
1 5 1