Respostas

2014-05-04T20:46:59-03:00
Hitler começou com seu próprio partido. Com algumas medidas eficazes de propaganda administradas por Joseph Goebbels, Hitler foi ganhando o gosto popular. O presidente, com medo da popularidade de Hitler, o escolheu como Chanceler da Alemanha. Após a morte do presidente, Hitler assumiu o poder como Fuhrer (líder em alemão), sem deixar o poder de Chanceler, começando o III Reich (Império). Começava então, o regime nazista, tomado pela ideia da raça pura e que judeus, comunistas, homossexuais e outros eram considerados inferiores, portanto deveriam ser exterminados. 
Espero que tenha entendido um pouco ^^ 
Começou com a exaltação da mitologia germânica, na crença da existência de uma superraça, a Ariana, que dominaria a terra. Como os alemães vinham de uma derrota vergonhosa na primeira Guerra Mundial, resolveram se fechar e enaltecer o nacionalismo, para isso se voltou para suas tradições internas, dentre elas as mitológicas. Nazismo significa Nacional-Socialismo. ;D
2014-05-04T20:50:28-03:00
O Nazismo 

A partir do final da Primeira Guerra Mundial, a Alemanha mergulhou em uma crise económica agravada ainda mais pelas enormes indemnizações impostas pelo Tratado de Versalhes e pela ocupação do vale do Ruhr por França e Bélgica. O marco alemão desaba e consegue se estabilizar somente em Novembro de 1923, quando sua cotação atinge 4,6 biliões de marcos para US$ 1. A hiper inflação tem efeito devastador sobre a economia, desorganizando a produção e o comércio. Em 1931, há 4 milhões de desempregados, quase 30 mil falências e a produção cai em todos os sectores. 

No plano político, a situação também era grave, pois vários golpes de direita e esquerda se sucederam, todos fracassados. 

A crise económica mundial de 1929 permitiu a ascensão ao poder do líder do partido Nazista, Adolf Hitler. 


Hitler e o Nazismo 

Hitler nasceu na Áustria e pretendia ser pintor. Mas, por duas vezes, foi reprovado nos exames para ingresso na Academia de Viena. Após a morte dos pais, vivia como um mendigo, pernoitando em albergues e tentando viver dos cartões postais que pintava. 

Quando começou a guerra, incorporou-se em um regimento alemão. Participou com bravura, foi ferido duas vezes e condecorado com a Cruz de Ferro. Mas a derrota o abalou profundamente. 

Ele era extremamente nacionalista. Opunha-se aos judeus, num anti-semitismo cujas origens são difíceis de serem explicadas. Via nos judeus um factor de corrupção do povo alemão. Cristo e Marx, dois judeus, pregavam a igualdade entre os homens e a resignação, ideias que Hitler considerava nocivas ao povo alemão. Daí, surgiu sua doutrina racista, segundo a qual os homens eram desiguais por natureza. A raça superior era a dos arianos (germânicos), altos e alourados. Na Alemanha, eles existiam em estado puro, sendo, pois, a raça sob a humilhação do Tratado de Versalhes. O povo alemão deveria agrupar-se em um único estado: A Grande Alemanha, que reuniria todas as populações germânicas. 

Desprezava os povos latinos e principalmente os eslavos, os quais julgava que deveriam ser reduzidos à escravidão, dominados pelos germânicos. A pureza da raça ariana deveria ser defendida através da impiedosa perseguição aos judeus. 

A partir dessas ideias de Hitler, surgiu o Nazismo, um regime totalitário e militarista que se baseava numa mística heróica de regeneração nacional. Apoia-se no campesinato e não tem a estrutura corporativista do fascismo. 



O fracasso na primeira tentativa de tomada do poder 

Após a organização do Partido Nacional-Socialista dos Trabalhadores Alemães (Nazista), Hitler percorreu a Alemanha para divulgá-lo e conseguir mais adeptos. As reuniões do partido eram feitas com alguns rituais, como numerosas paradas, ataques violentos aos socialistas, além dos uniformes. 

Foi fundado também um jornal partidário. Vários adeptos foram recrutados entre desempregados. Alguns intelectuais também se filiaram. 

Com a crise de 1923, Hitler organizou uma manifestação militar para tomar o poder. Numa concentração em Munique, avisou que uma revolução nacional começara; mas o povo não o seguiu. Após um conflito com a polícia, Hitler foi preso e o Partido Nazista começou um declínio contínuo, até que, em 1929, havia menos de 120.000 membros. 

1 1 1