Respostas

2014-05-04T23:56:39-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Quer a fração geratriz da dízima?
______________________

x = 2,5151...\\100*x=100*2,5151...\\100x=251,5151...\\100x=251,5151...-2,5151...+2,5151...\\100x=243+2,5151...\\100x=249+x\\100x-x=249\\99x=249\\x=249/99\\x=83/33
__________

Se não conseguiu entender do jeito acima, vou fazer mais detalhadamente:

2,5151... = 2 + 0,5151...

Vamos trabalhar na dízima 0,5151...

x = 0,5151...

Multiplicando a equação por 100 pra separar o período da dízima:

100*x=100*0,5151...\\100x=51,5151...\\100x=51+0,5151...

Como 0,5151... é x:

100x=51+x\\100x-x=51\\99x=51\\x=51/99\\x=17/33

2,5151...=2+0,5151...\\2,5151...=2+(17/33)\\2,5151...=(2*33/33)+(17/33)\\2,5151...=(66/33)+(17/33)\\2,5151...=(66+17)/33\\2,5151...=83/33
1 5 1
mas eu nao esto consiguindo monta
A melhor resposta!
2014-05-05T00:03:39-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Como o período é formado por dois números diferentes,multiplicamos a dízima por 100

X=2,515151...x(100)

100X= 251,515151...
     X=    2,515151...
 99X=249

X= 249
     99
2 3 2