Respostas

2014-05-05T18:13:19-03:00
A escala cartográfica é a medida da redução utilizada para representar algo num mapa. Para desenhar um mapa do Brasil em escala 1:1 (1 por 1), ou seja, em tamanho real, seria necessário uma folha do tamanho do Brasil. Aí o jeito é recorrer às escalas (reduções). O mapa do Brasil anunciado no link 1, por exemplo, é impresso em uma escala de 1:2.000.000 (ou seja, 1 centímetro do mapa equivale a 2 milhões de centímetros, ou 20 km). Este é o conceito básico da escala, usado tanto em cartografia como em desenho técnico em geral (plantas de imóveis, por exemplo). 
Pesquisando sobre a sua pergunta (confesso que nunca tinha ouvido falar em escala geográfica), encontrei o texto seguinte, que está disponível no link 2: 
Em geografia existe o conceito de escala que é distinto do mesmo conceito cartográfico, embora usando o mesmo termo. A escala geográfica leva em consideração que fenômenos diversos se dão em diferentes escalas, ou seja, algo diverso se dá quando mudamos de ordem de grandeza nas escalas. Do mesmo modo quando abordamos fenômenos de um certo porte estamos obrigatoriamente trabalhando em um escala específica. 
Como afirma Roger Brunet, toda mudança de escala modifica as percepções e as representações, e por vezes até a natureza dos fenômenos. É sobretudo a descontinuidade na ordem de grandeza dos fenômenos, na sua escala geográfica, que os leva a não ter mais a mesma significação, nem o mesmo sentido, nem a mesma estrutura.